segunda-feira, 23 de junho de 2014

MENSAGEM PUBLICA PARA O NOVO PRESIDENTE 
As mensagens da campanha foram bem transmitidas, elogiadas com aplausos e aceites na urna... O tempo passa, as pessoas mudam, os sentimentos morrem, mas as palavras ficam.

Foi com grande arregaçar de mangas e um empenho agarrado ao povo que V.Ex foi agora declarado como preferênciado desse povo, usufruindo assim de uma oportunidade para pôr em pratica de tudo que se escreveu, de muito que se falou e de tanto que os guineenses oviram como promeça.

Antes de mais, receba os parabéns e abraços de todo o povo e população da Guiné-Bissau, assim como de toda diáspora Guineense, amigos da Guiné-Bissau e muito especialmente do meu nome em particular.

A partir de agora, V. Exa se mentaliza ser um homem de maior responsabilidade e peso.
Um homem amigo e inimigo, um homem querido e contestado, um homem verdadeiro e falso... ... Tudo por ser o vencedor de entre muitos curiosos que ousaram enfrentar esse grande desafio e marasmo do pais para convencer o povo de ser o garante da paz e de estabilidade nesta republica muita fragilizada e há quem diga "refém das forcas armadas".

V. Exa se prepare porque a pressão e preocupação, vai-se conjugar com muitas noites de insónia para fazer parte do dia-a-dia da V. Exª, durante a presidência de uma republica composto de  um povo onde uns entendem tudo por si próprios, outros discernem o que os outros entenderam e os restantes não conseguem entender nada... Nem por si próprios, nem por auxílio dos outros.

Sr. Presidente, tenho pensamentos que se podesse revela-los a V. Exa, resumia-os em pequenas palavras, sublinhando a humildade, a paciencia e sentimentos de amor a esse povo. 
Tambem gostava de poder estar presente nos pensamentos da V.Ex varias vezes antes que fosse dormir, pela simples razão de fazer lembrar a V.Ex sempre de que este pais precisa de grande povo para se transformar numa grande republica. 
Mas para isso, a luta para preservar a vida humana deve ser a questão basilar para conter o alastrar de odio e vingança. Porque a melhor atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão de cuidar com os pertences de outrém e de tudo quanto não é dele próprio.

Sr. Presidente,
V.Ex.ª não deve esquecer que vai suceder um lugar deixado por um homem forte, querido e muito exemplar em toda a sua vida pública e política em serviço desse povo... O malogrado Malam Bacai Sanhã. 
Um homem que subiu nas escadas da vida politica sem saltos, Com mãos limpas e dedicação chegou a presidência; com legalidade e transparência, mereceu um respeito de pessoas inteligentes; Serviu-se do carrinho do povo para dilatar a sua confiança e conquistar mais espaço de manobra; ganhou o reconhecimento entre pessoas nobres e pessoas qualificadas por saber suportar as traições dos falsos amigos...
Ser igual ou superar a um homem assim, nunca é impossível, mas requer muito bom senso e  um grande poder de flexibilidade e moderação.

Sr. Presidente
Olhando pelo comportamento da nossa sociedade, pode-se constatar que a insegurança, o medo e processos mal resolvidos, constituem os fatores de grande contributo para a exaltação dos espiritos. 
De tanto triunfar as nulidades, de tanto prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver a agigantar maldades criminais para com isso conquistar posições, levou com que muitos cidadãos agora se desanimarem de virtude, passaram a rir-se de honra e de terem muita vergonha de serem honestos.
Ao rever os passados da nossa evolução politica, vê-se que a história triste do jogo politico abriu feridas profundas nos corações de muitos irmãos e os procedimentos abusivos dos que acharam ser forçudos, criou muita revolta

Sr. Presidente! 
Use a sua influência e,
Lute para a restauração de confiança entre os guineenses, 
lute para a preservação de dialogo e o entendimento seja um mecanismo de uso nas nossas inevitaveis diferenças
lute para que as leis funcionem e que poucos ou ninguém se cinta injustiçado... 
É uma tarefa bastante complicada mas muito importante para achar as vias possíveis de manter a calma e paz com intuito de estabilizar o país.

Na interaccao e relacionamento da sociedade com as instituicoes nota-se a ganância e a arrogância como fatores bem presentes em quase todas as estruturas públicas do país...
Acontece que a arrogância é um comportamento anti-social e prejudicial, porque em qualquer instituição pública em que a arrogância esteja presente, isto é um sinonimo de colecionar fracassos mesmo com tentativas de justificacao... Porque cada justificativo incabível, gera outro fracasso e o ciclo nunca é interrompido.

Sr. Presidente,
Se virar para a diáspora, a V. Exª pode encontrar centenas de quadros capacitados e com larga experiencia “desamparados”, mas que ainda tem muito para dar esse país.
Por isso, seja um surpreendente e nobre na política de incentivo, de retorno e de integração
Use a simpatia para se aproximar desse nobre povo humilde para conquistar afeto e amizade da população
Use a moderação para apoderar dos sentimentos exaltados
Use a flexibilidade para cativar o entendimento entre os cidadãos guineenses
Seja um mentor de ideias que salva os jovens da delinquência e dos castigos da droga.
Crie a capacidade para que os chefes da família consigam recuperar o normal privilégio, de respeito e de consideração perante a sua família

Durante o seu cumprimento da missão mais alta magistratura da nação, em todos os momentos da sua vida saiba que um grande estadista, pouco se interessa em ter estatuas na praca ou em monumentos publicos, devido a grande confianca de que as suas obras feitas já lhe servem de santuarios.
Nesta base Sr Presidente, encoste a ideia dos jogos políticos, para ser um estadista e um homem do povo para poder servir bem a Republica da Guiné-Bissau.
Porque um político, só pensa em próximas eleições e uso de estratégias para chegar ao poder. Enquanto um estadista, pensa muito em melhor maneira de servir o seu povo, e formas de catapultar a boa imagem do seu país para o exterior.

Como comandante em chefe das forcas armadas, desperte na coragem e dinamismo de fazer com que os militares sejam realmente forcas de vanguarda nacional. E de já mais se imiscuírem com os desempenhos da politica ou confundirem as suas competencias com as das forcas de ordem publica.

Quanto as forças controladas pelo Ministério do Interior:
Use a sua maior influência de refinar as forcas de ordem pública de não serem simplesmente instrumentos de intimidar e de reprimir. Mas também como meios de persuasão pacífica numa base amigável e de aconselhamento.

Na democracia, costuma-se dizer que a vitória é do povo quando de forma pacífica e ordeira conseguir triunfar nas urnas com resultado de uma escolha.

Sr. Presidente! Não esqueça que hoje a vitória do povo está na sua escolha, mas falta dar felicidade a esse povo amanha pelo contentamento de lhe ter escolhido. porque a vitoria é ganhar uma conquista, mas a felicidade é ficar contente com o que ganhou.

Esse povo respeitoso, sempre ca esta para ver e assistir a alegria, a dicepcao ou o que der e vier... Mas tambem atentos para darem elogios ou pronunciar a dicepcao.

Não deixe que a saudade sufoque a sua paciencia, que rotina encomode o seu percurso ou que o medo lhe impeca de tentar
Assim, V. Ex sera um Presidente da Republica por excelência, e não simplesmente sua excelência por ser presidente da Republica.

ganhar eleições não é suficiente, pelo que é necessário um trabalho com base numa ideologia firme, princípio e na unidade das pessoas, deixando as promoções pessoais.

Seja saudavel, sortudo, feliz e felizardo nesta nova tarefa

Viva o povo da Guine-Bissau
Viva a republica da Guine-Bissau
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Editor do "Rispito.com" e  Administrador da "Radio Rispito Online"

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público