segunda-feira, 23 de junho de 2014

Guiné-Bissau - JOMAV ja é Presidente de todos os guineenses

Jose Mario Vaz foi hoje dia 23 de Junho, investido ao cargo do Presidente da Guine-Bissau, numa cerimonia que decorreu no Estádio Nacional 24 de Setembro e contou com a presença de vários chefes de estado da Sub-região, entre os quais, de Cabo Verde, Benim, Burquina Faso, Gâmbia, Gana, Níger, Nigéria, Guiné-Conacri e Senegal.

Mário Vaz tem pela frente um mandato de cinco anos renovável uma só vez, marcando assim, mais um passo do retorno da legalidade constitucional do país.

“Djitu tem ku tem” – é a frase que resume o discurso do recém-investido Presidente da República da Guiné-Bissau – JOMAV, que prometeu honrar os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral que culminou com a sua eleição ao mais alto cargo da magistratura guineense:
“Vou cumprir a constituição e demais leis do país” e “vou ser o Presidente de todos os guineenses” – jura, mais uma vez, o investido JOMAV.

Por ter a responsabilidade de estar a frente de, mais de um milhão e meio dos guineenses, garante combater a pobreza e a miséria que, segundo ele, vão dominar a sua magistratura.

Nesta sua comunicação dirigida à nação e aos convidados, José Mário Vaz, realça a importância da cooperação institucional entre o Presidente da República e demais órgãos da soberania e partidos políticos como também a abertura da sua magistratura à sociedade civil.
“Reafirmo que serei o presidente de todos os guineenses e investirei esforços para que o estado seja de justiça social”.

O novo Chefe de estado guineense é  licenciado em economia, casado, pai de três filhos e foi eleito na segunda volta das eleições decorridas a 18 de Maio deste ano.

A investidura de José Mário Vaz marca o fim do mandato de transição exercido por Serifo Nhamajo, devido ao golpe militar de Abril de 2012, que depôs o governo eleito do PAIGC.
RDP Africa/ANG GebaPress 23 de Junho de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público