Sandji Fati deverá deter a pasta da Defesa da Guiné-Bissau

Ex-CEMGFA durante o período da Junta Militar, regressou no último ano ao PAIGC depois de um período de militância no PRID, partido com o qual entrou em ruptura. Licenciado em Direito, com 52 anos de idade, de etnia mandinga, Fati tem a seu favor o ser altamente respeitado pela classe militar guineense. Aliás, a sua nomeação para a Defesa terá mesmo o aval directo do actual CMEGFA, António Indjai.
A contribuir para a sua nomeação está o facto de Sandji Fati ser visto como um «militar com ideias muito concretas sobre a reestruturação das FA´s». É seu o primeiro estudo (1993) para a reestruturação do sector de segurança e defesa, que só não avançou devido ao conflito de 7 de Junho de 1998. Em diversas comunicações públicas, Fati tem avançado que a reestruturação terá de ser o «ponto inicial» para a estabilização do país.
Antigo Combatente, Sandji Fati regressou a Bissau em 2012, tendo recentemente ocupado funções como director da Fiscap, orgão de fiscalização marítima, no âmbito do qual conseguiu montar um sistema de vigilância costeira responsável pela diminuição da pesca ilegal em águas guinnenses.
Devido à implementação deste sistema entrou em choque com o então Chefe da Marinha, Bubo Na Tchuto, detido nos EUA por crimes de narcotráfico. Bubo exigia que a Fiscap desse conhecimento prévio das suas actividades de vigilância à marinha, sabe-se agora, como forma de evitar a detecção das embarcações oriundas da América do Sul.
O nome de Sandji Fati, bem como do futuro elenco governamental, deverá ser confirmado na próxima semana pelo Primeiro-ministro eleito, Domingos Simões Pereira.
PNN 12 de Junho de 2014
BLOG RISPITO, aceite os meus melhores cumprimentos e aproveito parabenizar a vossa incansável luta pela verdade e a democracia na Guiné-Bissau.
ResponderEliminarQuanto as futuras nomiacao de Sandji Fati como o dono da pasta da Defesa do pais, estou de acordo, porque ele conhece muitissimo bem esse Ministerio e nao so, e tambem conhece o mexanismo para a Defesa funciona da melhor maneira possivel.
Mas espero que o Sr. Sandji Fati nao vais esquecer de mandar pra casa de vez para sempre o Sr. Antonio Injai. E restruturar gazernas do pais para poder evitar as intrigas e nao so.
um abraco Admistracao de Rispito
O Senhor Sandji Fati foi Chefe do Estado Maior do Exercito (CEME) e nao Chefe de Estado Maior General das FA. (CEMGFA).
ResponderEliminarJe suis un officier en retraite et j ai travaillé a fati il est capable de faire pour son pays
ResponderEliminarAmiral gabonais
Hey seja ele quem for!! Desde que desarme o animal " ANTONIO INDJAI" do resto e' cantiga!!
ResponderEliminar