terça-feira, 5 de agosto de 2014

Director do Jornal ´´Donos da Bola´´ condenado a 4 anos de prisão com pena suspensa
O Tribunal Regional de Bissau condenou hoje o Director do Jornal ´´Donos da Bola`` a quatro anos de prisão com pena suspensa de quatro anos, e a  uma multa de 7.250.000 francos CFA por  difamação.

De acordo com a sentença, Pedro Lucas Mendes de Carvalho terá cometido o crime de difamação contra a pessoa do ex-Procurador Geral da Republica, Abdu Mane e o actual Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanha.


O Acórdão do Tribunal Regional de Bissau determinou que  5.750.000,00fcfa  serão entregues ao Conselho Nacional de Comunicação Social para efeitos de formação de jornalistas em matéria de jurisdição e de direito penal,  e os restantes 1.500 mil francos serão entregues aos lesados, ou seja ao ex-Procurador Geral da República e ao Presidente do Supremo Tribunal da Justiça, respectivamente Abdu Mané e Paulo Sanhá, que segundo o tribunal foram lezados em pleno exercício das suas funções.

O Advogado do  ´´ Donos da Bola´´, Basilio Sanca , em declarações a imprensa limitou-se a dizer que ouviu atentamente a sentença e que depois de a ter em posse vai estuda-la com vista  a um possível recurso.

Após a leitura da sentença o Director do Jornal, Lucas de Carvalho foi impedido pelo seu advogado de prestar declarações.

O Jornal tinha acusado  o Ministério  Publico e o  Supremo Tribunal de Justiça de estarem a trabalhar para minar o então Ministro das Finanças e actual Presidente da Republica, José Mário Vaz de actividades políticas.

O Ministério Publico em particular, aquando da entrega de candidaturas ao Supremo Tribunal de Justiça, para as presidências de Maio passado, impugnou, sem sucesso, a candidatura de José Mário Vaz  à presidência da Republica alegando o seu envolvimento num alegado caso de desvio de fundos públicos, enquanto ministro das finanças. 
ANG - 05 de Agosto de 2014

1 comentário:

  1. 4anos de prisão por difamação????? Há pessoas que não têm noção do ridículo...Então se dão 4 anos por difamação quanto é que vão dar aos golpistas?? 25 (pena máxima)??

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público