sábado, 9 de agosto de 2014

JPMAV pede aos EUA reabertura da embaixada em Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, deu a conhecer quinta-feira ter solicitado à administração norte-americana a reabertura da embaixada dos Estados Unidos em Bissau, um pedido que vai ser analisado.

José Mário Vaz anunciou este pedido à sua chegada a Bissau de regresso dos Estados Unidos, onde participou na cimeira EUA/África, convocada pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, e que juntou mais de 50 chefes de Estado e de governos africanos.  


O chefe de Estado guineense disse ter aproveitado a cimeira para manter vários encontros bilaterais, tendo destacado a reunião no Departamento de Estado norte-americano, no qual foram abordadas "questões políticas" e aproveitado "o encontro com a sub-secretaria de Estado norte-americano para pedir a reabertura da embaixada dos Estados Unidos em Bissau e o regresso do Corpo de Paz".

Os Estados Unidos encerraram a embaixada em Bissau com o eclodir do conflito politico-militar que assolou a Guiné-Bissau em Junho de 1998, desde então a representação norte-americana em Dakar, Senegal, é que tem coordenado os interesses americanos no território guineense.  

Aos dois pedidos do Presidente guineense, a governante norte-americana prometeu reflectir sobre a matéria, disse José Mário Vaz.

"Não recebemos garantias nenhumas, apenas a promessa de que vão reflectir sobre a matéria e oportunamente informar-nos", acrescentou o Presidente guineense, que também aproveitou a cimeira para visitar a sede do Fundo Monetário Internacional (FMI).  

Na instituição financeira mundial, José Mário Vaz, antigo ministro das Finanças da Guiné-Bissau, disse ter solicitado a retoma de todos os programas de cooperação com o país, interrompidos com o golpe de Estado militar de Abril de 2012.

"São programas extremamente importantes para a Guiné-Bissau, para ajudar o país neste momento tão difícil", notou o chefe de Estado guineense, que fez o mesmo pedido ao presidente do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD), com quem também reuniu. 
Angop 08 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público