terça-feira, 16 de setembro de 2014

Comunidade internacional aplaude exoneração de António Indjai

Os representantes de diferentes organismos internacionais acreditados na Guiné-Bissau aplaudiram esta terça-feira, 16 de Setembro, a decisão do Presidente da República, José Mário Vaz, de afastar António Indjai do cargo de Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas.


Estes elogios foram tornados públicos depois das audiências que o Chefe de Estado guineense manteve com os representantes da União Africana, Ovídio Pequeno, o Representante da União Europeia, Joaquim Dukay, e o Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Miguel Trovoada.

Quase todos foram unânimes em destacar a forma «oportuna» como o Presidente da República soube decidir em relação à matéria, o que vai agora abrir, de forma efectiva, caminho para restabelecer as relações com a comunidade internacional e para a reforma das Forças Armadas.

Os diplomatas ao serviço da União Africana, da ONU e da União Europeia frisaram que se trata de uma decisão soberana, da qual o Presidente da República goza de uma prerrogativa constitucional em nomear e exonerar o Chefe de Estado-maior General das Forcas Armadas.

Neste preciso momento decorre a reunião do Conselho de Defesa, finda a qual pode ser conhecido o nome do substituto de António Indjai no cargo de Chefe da Armada guineense.
PNN, 16 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público