quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Inaugurado centro de formação das forcas de segurança

O Ministro da Presidente do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares disse que apesar de tudo, a Guiné- Bissau não é um país perdido, e que os guineenses devem acreditar na mudança como condição para resgatar a credibilidade interna e externa do estado.

Baciro Djá que discursava em representação do chefe do governo na inauguração do Centro de Formação das Forças de Segurança da Guiné -Bissau, adiantou que o ato mostra que ao longo dos cinco meses da governação o executivo  a que pertence está a trabalhar para criar, o mais rápido possível, as condições que permitem o ajustamento do quadro estratégico e agilizar as reformas no sector de defesa, segurança,  justiça e da função pública.


“ Estas reformas são fundamentais para o virar da página e  um novo ciclo político para o reforço da capacidade da autoridade de estado e para a criação de condições efectivas de governabilidade do nosso país “ sublinhou.

Baciro Dja  ainda sublinhou que o centro de formação  inaugurado é um empreendimento de  importância estratégica para o país, e que demonstra  que apesar de tudo  a Guiné-Bissau não é um país perdido antes pelo contrario “nós devemos acreditar no nosso país, acreditar na mudança como condição para  resgatar a credibilidade interna e externa do estado” , disse.

Por seu turno, o Embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Fernando Aparício da Silva disse que aguardou com ansiedade a inauguração do centro de formação das forças de seguranças que resultou da cooperação Sul- Sul que envolve os governos de Brasil , da Guiné-Bissau e o Escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes. 

“ A Guiné-Bissau tem muita procura na matéria de formação na área policial, o que vamos procurar atender nas medidas das nossas possibilidades, mas com a consciência de que não poderemos atender à todos “ lamentou. 

Fernando Aparício fez questão de salientar que o seu país não é um país doador e não dá assistência nem ajuda mas sim presta cooperação e não estabelece condições no que toca a agendas politicas, comerciais ou económicas.

“A cooperação brasileira é essencialmente uma parceria e não se baseia nas transferências de recursos financeiros simplesmente, mas o seu foco está nos treinamentos dos recursos humanos”, sustentou.
A cerimónia contou com as presenças dos membros de governo, corpos diplomáticos entre outros.
ANG, 19 de Nov. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público