domingo, 16 de novembro de 2014

NÃO DERRUBEM A TAMANHA ESPERANÇA

Queridos irmãos e caros compatriotas!
Perante longa história turbulenta do passado e o renascer de nova esperança do presente que muitos estão confiantes, é bom que ninguém se esqueça de  grande e complicado projeto de todos os guineenses que se chama Guiné-Bissau.
Com isso, a cada dia que estamos a viver e a projetar o dia seguinte, devemos aumentar consciência de sermos autênticos, de procurarmos superar todos os dias a nossa própria personalidade, despedaçando dentro de nós tudo que é velho e morto... Com a finalidade de fazemos a luta para o bem estar do povo guineense o objetivo central da nossa preocupação.

Dentro dessa lógica, lembremos sempre que o mundo está em constante mudança da qual estamos sujeitos, cujo a realidade nem sempre vai ao encontro da maneiras como a queremos. 
Assim, a grande tarefa é de estarmos inseridos nessas mudanças inevitáveis sem perdermos o carater da confiança e de respeito. Isso nos provoca algumas controversas entre nós, o que nos exige lutar connosco mesmos de formas a podermos conter as nossas emoções, pois lutar (num bom sentido) é um ato vibrante que levanta os fracos e que determina os fortes.

O início da segunda dezena do mês de Novembro ficou marcado com um desentendimento entre o Governo e o Parlamento da Guiné-Bissau, o qual todos assistimos o cenário com algum exagero na exaltação dos ânimos.
Exagero porque é preciso muitas vezes como políticos, não esquecermos de quem somos, onde estamos e do que estamos a ocupar para percebermos de que cada uma palavra nossa  é motivo de noticia e que o conjunto de muitas noticias politicas é que o mundo analisa para caraterizar um país.

Viver em sociedade é um desafio e ser um dos dirigentes dessa sociedade é uma responsabilidade que transcende a nossa pessoa particular. Porque a partir daí é que ficamos mais "presos" a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou de explodirmos com as nossas emoções particulares.

Daí que, passar em frente e dirigir uma sociedade é algo complicado e nada fácil para quem pretende obter resultados finais satisfatórios. Não só por causa das ganancias do poder, ou daqueles que fazem o mal, ou daqueles que observam e deixam o mal acontecer, mas também está na grande complexidade de conter as emoções perante confrontações de situações complicadas ao longo do muito tempo para se afirmar como herói.
Tudo porque neste momento vivemos num mundo de muitas mentiras, de falsos sentimentos, de atitudes forçadas e da hipocrisia. 

Mas seja com for, devemos sempre ter em atenção de que o presente que vivemos hoje e o futuro que projetamos para amanha, depende muito do nosso bom senso... Depende muito do nosso entendimento... Depende muita da clareza do nosso trato e da maneira passiva de ultrapassarmos os obstáculos divergentes que sempre nos aparece em frente. Tendo sempre em conta de que os pratos sujos da casa devem ser lavados na lava-loiça da nossa própria casa. Porque é uma forma mais eficaz de mantermos em segredo o tipo de menu é que fomos servidos na sala de jantar para cada um de nós encher o seu estômago da sua maneira... Bom ou mau, ninguém de fora deve saber.

Para terminar, não deixo de lamentar o sucedido, mas satisfeito da maneira como foi rapidamente ultrapassado, ainda mantendo a esperança de que o caráter admirável e sentimentos puros, não se deixam levar pela onda de falsa devoção. O jeito é respirar fundo e ficar atento aqueles que realmente fazem a vida valer a pena.
Bem haja.
Samba Bari

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público