quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

MENSAGEM DO ANO 2015

Estimados seguidores do projeto RISPITO
CLICA PARA OUVIR O DISCURSO

Saúde, longa vida e muitas felicidades, são desejos especiais para todos os leitores do Rispito.com e a todos os ouvintes da Radio Rispito Online.
Com muito gosto e carrinho é que acolhemos a vossa confiança, e, lutamos arduamente para continuar merecer a vossa confiança com verdade e muita responsabilidade, usando sempre o respeito como  ferramenta basilar de chegar a cada leitor e a cada ouvinte com muita estima... Um ano de muitas prosperidades para todos.

Estimados irmãos e queridos compatriotas guineenses
Nascemos e conhecemos este mundo pela sua complexidade, amadurecemos conscientes da sua imprevisibilidade e vivemos nele com cuidados possíveis dentro da nossa incapacidade eterna de descortinar todos os segredos da natureza.

Dai que, inevitavelmente, os tempos passam e as transformações nos surpreendem; As mudanças acontecem mas as regras da natureza permanece, onde o ser humano faz o livro de história da sua curta vida neste mundo dentro da lógica dos seus pensamentos e das suas ações.

Em varias ocasiões eu já disse que, neste mundo, as falhas são acompanhadas com os nossos afazeres, os erros são as nossas maneiras de aprender e de adquirir experiências, as contrariedades são meios da nossa evolução... 
Mas a tolerância, a compreensão e o entendimento, é o caminho certo de fazer crescer um homem, tornar-lo maduro dentro das regas da natureza e bem preparado para dar contributo valioso dentro da sociedade onde está inserido. 

Por isso mesmo, quem trabalha para erradicar a violência, a divergência e o desentendimento, dever ter como instrumentos de uso, a moderação e a flexibilidade, perante seus sentimentos e perante os sentimentos de outrem. E, ainda ser tolerante e fazer tolerar, tendo em conta que nem tudo o que estamos a fazer é que nos resulta da maneira como queremos. 

Depois de um compasso longo de transição e um período de muitas reticencias, a nossa famosa republica da Guiné-Bissau está numa normalidade constitucional, da qual podemos vangloriar perante o mundo e conviver no concerto das nações como um estado legitimo e aceite. Mas lembremos sempre que essa legitimidade constitucional não protege a ganancia nem o ganancioso de poder, achado de força e certo de que está seguro, lançando ameaças e palavras assustadoras.

Não esqueçamos que o país neste momento está caraterizado com muitas incertezas, pelo que é indispensável lutar pela harmonia, poupança de vida humana e liberdade, sem esquecer que os custos de liberdade são a insegurança e a incerteza. 
Algo que leva os homens considerados inteligentes em constante cautela, porque têm consciência de que a humanidade não tem nenhuma milagre ou dogma no qual se deve apoiar quando se pretende abdicar de luta continua para manter  a tolerância, a compreensão e o entendimento dentro do meio social onde está inserido em detrimento de ganhar a paz, a tranquilidade e a garantia de bem estar a todos.

“Os caminhos da vida são tortuosos”... Onde a lei de vida nos ensinou sempre quem estiver com ganâncias de que é uma certeza a sua segurança enquanto governante ou dirigente e que a busca de consenso e entendimento é menos importante, está sujeito a se surpreender com a perca do seu estado maravilhoso e a sua vida em liberdade.

Afinal… não vale a pena confiar no poder que temos e achar que somos todo-poderoso.
Não vale a pena confiar na nossa protecção para achar que somos seguramente invulneráveis.
É verdade que a vida é muita perigosa. Mas nós também, muitas vezes a ganância nos leva esquecer exemplos vividos para podemos escapar desse perigo.

Como guineenses, temos muitas experiências de não perguntarmos a ninguém como viver a vida. Sem pretender com isso dizer de que não podemos cometer erros, lembremos apenas de não cometer o mesmo erro em varias ocasiões. E não duvidar de que o futuro só consegue romper com os entraves e as inconveniências do presente que herdamos do passado, quando os desejos e a livre vontade do cidadão for uma convicção de verdade e transformada num acto concreto. Assegurando que não existem outras formas de fazer passar as magoas, as dores, os sofrimentos e os sucessivos atropelos das legalidades constitucionais se não pautarmos pelo entendimento, poupança de vida humana e a valorização individual e coletiva.

Meus caros amigos da comunidade internacional
A República da Guiné-Bissau é um país cujo os contornos da vivência chegou num ponto muito sensível e crítico, pelo que se precisa duma análise e abordagem muito diferente, cuidados e orientações especiais e não de decisões precipitadas. 
As subsequentes convulsões e golpes, sempre foram remediadas com simples feitura de eleições para instituir governo democrático... Com eleição democrática, confiamos que está tudo certo e dizemos que já está tudo bem. De repente, golpe acontece, esse ciclo inverte, o governo ora eleito democraticamente dá lugar a outro, e nós repetimos outra vez a mesma coisa esperançosos de resultados diferentes... O que nunca chega de ser assim. Porque a Guiné Bissau deve ser visto como um país que precisa de apoios e seguimento continuo durante largos anos, para poder consolidar a estabilidade rumo ao desenvolvimento. Precisa de outra abordagem e acompanhamento sério, porque o narcotráfico também está a desempenhar um papel muito preocupante na senda de pacificação. A invasão desgraçada de droga que assola o país precisa de ser vista de forma mais abrangente e de lidar com este problema de forma harmonizada. Porque é só dessa maneira será possível perceber porque é que o narcotráfico ganha raízes, qual o desenvolvimento do país e porque é que toda a gente quer ir para o Governo?... E não atribuir o pais que não cultiva nem produz droga de forma desajustada o nome de narco-estado.
Guiné-Bissau é um exemplo dos países que precisam de ser analisada de forma mais abrangente, alargando a visão geral em todos os apetos da vida do país.
Querendo com isso dizer que é verdade  quando se afirma que o descontrolo na organização politica e varias vezes em choque com a classe militar andou de um lado a retroceder o país; mas de outro lado, as pessoas nas áreas rurais, conseguem produzir e fazer agricultura; Os pequenos comércios estão com gente empenhado a evoluir de maneira possível; A cultura está cada vez evoluída com pessoas talentosas no seu variado domínio e aparecimento continuo de novos embaixadores musicais a cada dia.
Em todos os momentos o mundo provou o espírito humilde e solidaria do povo... Eis a razão da necessidade do empenho verdadeiro de todos e em cada momento, não só quando houver golpe ou então guerra.

Queridos irmãos e caros compatriotas guineenses
Para terminar,
Acredito que todos nós temos a ânsia da paz, de sossego, da justiça e do desenvolvimento... O que não requer o ódio meus irmãos... não requer a vingança nem a revolta baseada na violência. 
E para isso, a republica da Guiné-Bissau espera o contributo de cada um de nós como cidadão, na construção das alicerces da paz e de sossego... Numa luta conduzida com humildade, dignidade e grande união...

Que Deus abençoe todos os guineenses e dê a cada um de nós a faculdade de pensar e a força de vontade na busca de ideias para encontrar melhor saída para os pesados problemas do país.
Que Deus dê aos governantes e a todos os dirigentes do país o espírito de lucidez e de discernimento.
Que Deus dê a todos os governados, o espírito da obediência e da submissão. 
Que Deus meta na cabeça de todos, o espírito da união, entendimento, perdão e amor ao próximo, como pressupostos fundamentais de não só enfrentarmos este ano 2015, mas para que esse espírito prevaleça ao longo de toda a vida de cada um de nós, com paz e tranquilidade.
Boas saídas e boas entradas para todos.
Samba Bari

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público