quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Guiné-Bissau deverá exportar este ano 200 mil toneladas de castanha de caju

A Guiné-Bissau deverá este ano exportar perto de 200 mil toneladas de castanha de caju, de acordo com uma previsão do Ministério do Comércio e Artesanato, citada pela agência noticiosa Portuguese News Network.

A previsão oficial tem por base a tonelagem exportada em 2014, cerca de 136 mil toneladas, a que é necessário adicionar mais de 20 mil toneladas que foram interceptadas no porto de Bissau para exportação ilegal e mais de 70 mil toneladas que foram apreendidas ao longo da fronteira norte do país com o Senegal.

“Os mecanismos que já estamos a preparar para este ano vão permitir juntar estes valores e dispor de um único número, que pode ultrapassar 200 mil toneladas de castanha de caju exportadas”, disse uma fonte ministerial à PNN.

Num encontro realizado em Bissau dias 11 e 12 de Dezembro passado, os participantes identificaram quatro principais constrangimentos para o normal desenrolar da campanha, que passam pelas deficientes vias de acesso para o escoamento da castanha de caju, a taxa de exportação elevada, a permuta de castanha com arroz de baixa qualidade, o desrespeito da paridade na troca comercial e as grandes limitações na fiscalização devido à falta de meios. 
Macauhub, 07 de Janeiro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público