BAD anuncia plano estratégico 2015/2019 para a Guiné-Bissau
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai apostar na consolidação do estado de direito na Guiné-Bissau e na construção de infra-estruturas de apoio à população, de acordo com o plano estratégico aprovado na quarta-feira, anunciou a instituição.
O plano divulgado na sexta-feira e que abrange o período de 2015 a 2019 surgiu “na sequência das eleições gerais de 2014″, pondo fim a um período de crise depois de um golpe de estado, dois anos antes.
O documento identifica “fragilidades” e alerta para a necessidade de uma “reforma militar” e “melhoria do sistema de justiça para promover um crescimento [económico].”
Na prática, o banco vai dar prioridade a quatro aspectos – integração regional ao nível da África Ocidental, em particular com “a revitalização de parcerias em que o Estado possa confiar” para se fortalecer, maior participação de intervenientes não estatais na vida do país, coordenação eficaz das operações de doadores e diálogo sobre políticas governamentais.
De acordo com os dados recolhidos pelo BAD, a fragilidade do país e contínua instabilidade “têm resultado num acentuado declínio do crescimento económico nos últimos anos.
A taxa de crescimento do produto interno bruto caiu de 5,3% em 2011 para -1,5% em 2012, destacou o banco, realçando que as condições de vida da generalidade da população “também se degradaram.”
Macauhub, 02 de Fevereiro de 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público