segunda-feira, 16 de março de 2015

EUA admitem retomar cooperação na luta contra tráfico de droga e terrorismo

Os Estados Unidos da América (EUA) admitem «retomar a cooperação com a Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de droga e terrorismo», disse, em Bissau, o novo embaixador norte-americano no país James Zumwalt.
O diplomata, residente em Dakar (Senegal), terminou uma visita de oito dias à Guiné-Bissau, durante a qual entregou as cartas credenciais de embaixador ao Presidente da República José Mário Vaz e manteve diversos encontros com as autoridades de Bissau.


Questionado sobre qual a perceção da administração norte-americana em relação aos riscos de terrorismo e tráfico de droga na Guiné-Bissau, James Zumwalt afirmou que o seu Governo «está disponível» para apoiar o país africano «no combate aos dois flagelos».

«O terrorismo e o tráfico de droga são fenómenos que podem afetar todos os países. O risco existe sempre, mas, no caso da Guiné-Bissau, é um problema que deve ser enquadrado do ponto de vista regional para uma resposta global», assinalou o diplomata americano.

James Zumwalt adiantou ainda ter abordado a questão da contribuição americana «na luta contra esses males» durante uma reunião com Carmelita Pires, ministra guineense da Justiça.

«Agora que a Guiné-Bissau fez eleições democráticas, voltou à norma constitucional, o nosso Governo está disposto a voltar a cooperar com o país na luta contra esses fenómenos», finalizou o embaixador.
A Bola 15 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público