quarta-feira, 18 de março de 2015

Ministro de Recursos Naturais faz balanço da reunião de França

O Governo da República da Guiné-Bissau, representado por Sua Excelência Senhor Daniel Gomes, Ministro dos Recursos Naturais e Presidente em exercício do Conselho de Ministros da OMVG e uma importante delegação técnica presidida pelo Ministério das Finanças, Participaram na reunião de negociações com o Banco Mundial em Paris/França de 9 a 13 de Março de 2015, sobre o projeto da construção da Linha de Interconexão energética para o transporte da energia das barragens da OMVG para os estados membros da mesma organização.


Esta reunião em que participaram os 4 estados membros da organização: O Senegal, a Guinée Conakry, a Gâmbia e a Guiné-Bissau foi presidida por Sua Excelência Senhor Daniel Gomes, enquanto Presidente do Conselho de Ministros da OMVG.

O objetivo deste encontro se enquadrava na perspetiva de ultimar alguns aspetos técnicos ligados às modalidades de desbloqueamento das verbas anunciadas na última mesa redonda pelo Banco Mundial, para que todos os documentos solicitados e necessários estejam disponíveis antes do Conselho de Administração que deve dar a sua anuência para o engajamento dos contratos com os nossos países.

De recordar que esta importante reunião vem na sequência dos trabalhos que estão a ser finalizados para a evacuação da energia das barragens de SAMBANGALOU E KALETA no quadro do projeto energético da OMVG.

Termos a sublinhar que estas duas barragens vão produzir 1.300 GIGAWATS/HORA/ANO, aproximadamente 400 MEGAWATS, para além da possibilidade de se poder comprar e vender energia através desta autêntica autoestrada de evacuação de energia.

Os resultados das negociações em que prevaleceram o espírito de amizade, solidariedade e grande profissionalismo foram altamente positivos.

Dos Duzentos Milhões de Dólares Americanos (200.000.000 USD) que o IDA/BANCO MUNDIAL vai disponibilizar para financiar uma boa parte da Linha de Interconexão com extensão total de 1677 Kms, cobrindo os 4 estados que compõem a OMVG, a Guiné-Bissau vai beneficiar de 78.000.000 USD que vão servir para a gestão dos trabalhos de construção de 218 Kms de rede de transporte de energia de Alta tensão; 2 postos de transformação em lugares estratégicos de distribuição, Saltinho e Bambamdinca e gestão da problemática ambiental e de prováveis indemnizações sobre o traçado da linha no nosso território nacional.

Esta obra energética de vulto e, talvez das maiores e de maior importância na infraestruturação energética do país, vai-nos permitir dispor não só de energia e de ter capacidade de evacuá-la para os utentes, mas também poderemos melhorar os serviços de distribuição e a qualidade dos equipamentos da nossa rede energética.

Esta e outras ações do Governo demonstram o seu engajamento em relação aos compromissos assumidos em resolver definitivamente o problema da energia e reafirmar esta prioridade chave como catalisador do nosso desenvolvimento que se quer durável e sustentável.
Rispito.com, 18 de Março de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público