sexta-feira, 3 de abril de 2015

Arranca hoje festival que quer mostrar a cultura e a biodiversidade da Guiné-Bissau

Image result for ze manel guine bissauA ilha de Bubaque, no arquipélago dos Bijagós, acolhe entre hoje e domingo um festival de música e cultura da Guiné-Bissau, sendo também palco para uma mostra da biodiversidade do país.
O músico Zé Manel Fortes, presidente do Comité de organização do festival, que já vai na sua sexta edição, disse à agência Lusa que, a "par da cultura, a biodiversidade é outro cartão-de-visita" da Guiné-Bissau, "mas pouco divulgado".

Durante os três dias do festival, cofinanciado pelo Governo guineense, União Europeia e duas empresas portuguesas, a organização vai promover uma feira do artesanato, uma mostra gastronómica e ciclos de conferências sobre a biodiversidade.
Image result for festival de bubaque 2014
"O nosso país tem tanta coisa boa para mostrar, nos mares, nas florestas e na terra. O nosso sonho é ver gente de fora, aviões a aterrarem aqui para virem ver a nossa biodiversidade", observou Zé Manel Fortes, que espera ter no festival cerca de 10 mil pessoas "curiosas por descobrir esse lado" da Guiné-Bissau.

O Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP) e outras organizações que trabalham em questões do ambiente, vão encarregar-se da mostra da biodiversidade, com Zé Manel Fortes a manifestar o objetivo de incentivar canais de televisão de outros países a divulgarem-na, "para o mundo ver e apreciar".

O líder do comité da organização do festival de Bubaque quer ver nos próximos anos "muita gente a vir visitar" a Guiné-Bissau, para "ver a cultura e a biodiversidade".

Zé Manel Fortes disse que a Guiné-Bissau "tem um paraíso desconhecido", mas que iniciativas como o festival de Bubaque podem ajudar a divulgar, para que o país possa tirar rendimentos.

"Um país banhado por mais de 80 ilhas, tem tanta coisa para mostrar e dar ao mundo", enalteceu o líder do comité da organização do festival de Bubaque.

O festival será animado por músicos da Guiné-Bissau, do Senegal e de São Tomé e Príncipe.
Lusa, 03 de Abril de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público