domingo, 19 de abril de 2015

Preço base da compra do caju ao produtor é de 300 francos CFA

Image result for castanha de caju da guine bissauO governo guineense decretou que o preço base da compra do caju ao produtor é de 300 francos CFA o quilo e de 1100 dólares por cada tonelada a ser vendida no mercado internacional. Com esta decisão o executivo quer que a campanha do principal produto de exportação do país seja um sucesso.
O governo guineense está apostado para que a campanha de comercialização da castanha do caju, principal produto de exportação do país, seja um êxito quando estiver terminada no mês de Setembro próximo.

Para tal o Governo decretou que o preço base da compra do caju ao produtor é de 300 francos CFA o quilo e de 1100 dólares por cada tonelada a ser vendida no mercado internacional.

A meta do Governo é exportar pelo menos 200 mil toneladas. A Índia é o principal comprador do caju guineense mas este ano o Governo pretende vender o produto à China e ao Vietname.

No ano passado, por exemplo, cerca de 60 mil toneladas do caju da Guiné-Bissau, foram vendidas, em contrabando, a compradores baseados no Senegal.

Ou seja, quem for apanhado a tentar vender, em mercado paralelo, o caju da Guiné-Bissau, ao Senegal, será confiscado o produto e o camião e ainda terá que pagar uma pesada multa ao Estado guineense.
RFI, 19 de Abril de 2015

1 comentário:

  1. Irmãos, só caju? Mancarra? Ostra seca? arroz. muito mesmo muito, copra, com o fez a Cuf, eles usaram sempre e muito este produto,,,era por simpatia...não... Guiné é um País rico em agricultura e agricultores.n Devia ter uma moeda ligada ao Euro, nunca entendi o Franco nem a francofonia... apenas por retatliação ao Portugal de Salazar?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público