PR da Guiné-Bissau recebe judoca Taciana Lima
O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, recebeu a judoca guineense Taciana Lima, atleta bem encaminhada para os Jogos Olímpicos Rio2016, que classificou o encontro de cortesia como "um marco" na sua vida. A atleta de 31 anos também já se encontrou com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
"É uma grande honra estará ser recebida pelo Presidente da República. É um marco na minha vida", referiu a tricampeã africana, que já representou o Brasil e que a partir de 2013 passou a combater sob a bandeira da Guiné-Bissau, país de origem do pai.
No encontro na sala de audiências no Palácio da Presidência falaram sobre as dificuldades do país, mas "há promessas: esperamos que sejam concretizadas e que as coisas possam melhorar, não só para mim, como para todos os atletas que representam a Guiné-Bissau", referiu.
A atleta de 31 anos, sexta no ‘ranking’ mundial -48 kg quilos e líder africana, está em quarto lugar na corrida para os Jogos Olímpicos - numa classificação em que são apuradas a 14 melhores.
Taciana Lima treina em Portugal e está a aproveitar a estadia de alguns dias na Guiné-Bissau para estabelecer contactos com as autoridades.
Além do Presidente da República, a judoca já se encontrou com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, de quem disse ter recebido garantias de apoio à sua participação nos Jogos Olímpicos em representação do país.
Ao mesmo tempo, espera que a autoridades guineenses se mobilizem para promover o judo no país. "Há potencial, há muitas crianças" que treinam em espaços improvisados, referiu.
Para Taciana Lima, um primeiro passo poderia passar por encontrar um espaço e depois "desenvolver a modalidade" na Guiné-Bissau.
A atleta campeã africana três vezes consecutivas vai participar a 23 de maio no World Masters, prova que reúne as 16 melhores do mundo de cada categoria em Marrocos.
Lusa, 11 de Maio de 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público