sexta-feira, 26 de junho de 2015

ANP aprova moção de confiança ao executivo de DSP

Os deputados do parlamento guineense aprovaram por unanimidade uma moção de confiança ao governo liderado por Domingos Simões Pereira.
O facto provocou um debate de urgência na sede da Assembleia Nacional Popular se prolongou todo o dia (25 de Junho), culminando com a votação de 81 votos à favor zero contra e zero abstenção. 
O governo submete uma moção de confiança aos parlamentares em carta, na qual, fundamenta a importância de estabilidade e normal funcionamento das instituições da república.
No documento o governo defende que é indispensável e impreterível harmonizar posições e esforços do executivo e da ANP que deve ser transmitido aos parceiros de desenvolvimento.
Com a aprovação da moção de confiança não significa que tudo está no mar da rosa. O Presidente da República dispõe de prerrogativas de fazer algo. Nesta dinâmica, os parlamentares requereram ao PR José Mário Vaz, ponderação e benefício de dúvida ao governo, permitindo o tempo avaliar a situação deste, por forma a dar conforto a governação e o povo.  
A situação política na Guiné-Bissau reaqueceu nos últimos tempos sobre rumores de tentativa da queda do governo, ataques entre dos titulares de órgãos de soberania nos órgãos de comunicação sociais e veio agudizar-se o tecido político guineense na sequência da demissão do ministro Baciro Dja.
Na tentativa de acalmar os ânimos e mediação do conflito, a comunidade internacional promove encontros separados entre o Primeiro-ministro e o Presidente da República, como não bastasse O Presidente do Senegal Macky Sall. Convocou de urgência PM Domingos Simões Pereira à Dakar para mais uma mediação entre os guineenses, que outra hora saíram ao público num sinal de juramento que iam trabalhar juntos para alavancar o desenvolvimento no país.
O facto deixa os guineenses com uma quebra de confiança, desapontados e informados com a crise.
Fica a pergunta que merece resposta urgente; Para quando os guineenses a serem capazes de resolverem os seus problemas por si mesmos???... 
Agora só resta esperar para ver!..
Lai Baldé/Rispito.com, 26b de Junho sw 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público