sábado, 6 de junho de 2015

dia mundial do ambiente comemorado com uma mensagem oficial

O mundo celebrou-se sexta-feira 05 de Junho, dia mundial do ambiente, este ano sob o lema, “Água e Desenvolvimento Sustentável.
No país, a comemoração desta efeméride foi marcada com uma mensagem alusivo a data proferida pelo Secretario de Estado do Ambiente, Barros Bacar Banjai, que para além de destacar o empenho das ONGs que atuam no sector do ambiente, referiu que os riscos associados as mudanças climáticas não se circunscrevem a perda da biodiversidade, a desertificação e a degradação de terras mas também, as cidades que afiguram manifestamente vulneráveis.

O governante disse que a comemoração da data constitui um dos principais meios de Nações Unidas para a promoção e sensibilização global reforçando a consciência e a acão politica em torno do ambiente com vista a habilitar as pessoas a tornarem-se agentes ativos do desenvolvimento equilibrado e durável sobretudo na mudanças de atitudes em relação aos problemáticas ambientais.
Barros Bacar Banjai, indica que a natureza quis que o país recortado por vários cursos de água sem falar de massas águas límnicas em diferentes sítios, se estabelecem a jusante de dois rios que drenam as duas maiores bacias hidrográficas partilhadas com os vizinhos Senegal e Guiné-Conacri. Nomeadamente rios Geba e Corrubal cujo débito anual conjunto chega a ultrapassar os 14 mil milhões/m3 de água doce. Estima-se que o mesmo valor exista a nível dos aquíferos subterrarias, efetuadas de forma significativamente pelos efeitos de mudanças climáticas na medida em que, a cunha salinha terá avançado até cerca de 100 km no interior do continente a partir da costa, provocando a degradação como é óbvio da qualidade da água de terras mormente no rio Geba.              
O governante sublinhou que apesar de que a Guiné-Bissau dispõe ainda de um potencial hídrico importante, situa-se na zona intercontinental de intensa radiação solar ou seja de incidência importante e ultravioletas com zonas costeiras baixas expostas a subidas de marés, com o aumento do seu nível medio ocasionado pelo fenómeno de expansão térmicas nos oceanos colocando-nos perante risco de inundações e de erosão costeira, podendo isso engendrar o desaparecimento de belas praias de áreas, vegetações, infraestruturas rodoviárias e turísticas, escolas, habitações, vilas inteiras além de importantes reservas de biodiversidade cativas sobre as quais assenta a economia local. 
Por isso, disse Barros que o governo guineense, dotou-se de instrumentos básicos com vista a preparação do país para as eventuais operações de adaptação com destaque aos relatórios nacionais sobre a matéria (a 1ª Comunicação Nacional, 2ª comunicação Nacional, Plano de Acão Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, e a 3ª Comunicação Nacional, em elaboração).
O governante disse contar ainda com a colaboração de todos os cidadãos nesta tarefa, plantando árvores, limpeza dos bairros e parcimónia no uso da água para um ambiente saudável na Guiné-Bissau 
As Jornadas Nacionais do Ambiente iniciaram no dia 03 deste mês, devendo terminar à 19 deste, na qual foram agendado debates sobre o ambiente na TGB e nas algumas rádios, palestras na universidades e encontro de futebol, entre outras atividades.   
De recordar que o dia Mundial do Ambiente foi proclamado pelas Nações Unidas em 1972, para assinalar a abertura da conferência das Nações Unidas sobre o ambiente e o desenvolvimento humano que decorreu em Estocolmo.
Lai Baldé/Rispito.com, 06 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público