quinta-feira, 30 de julho de 2015

ANP validou a suspensão do mandato parlamentar

José Miguel Dias (zé Impú)
Os parlamentares guineenses aprovaram a suspensão do mandato do deputado do PAIGC, José Miguel Dias também conhecido por zé Impú (na foto), para participar na audiência e discussão do julgamento no âmbito do “processo-crime nº 21/2011, 
Este levantamento da imunidade parlamentar, vem na sequência do pedido  requerido pelo Ministério Público.” 
A suspensão do mandato parlamentar foi validada na noite do dia 29 de Julho em Bissau, através de uma votação secreta, com 56 votos à favor, 33 contra e zero abstenção, deduziu-se num projeto de resolução fundamentando a disposição dos deputados em relação a matéria, e que a suspensão tem efeitos a partir de 13 de outubro de 2015, valida até 13 de abril de 2016.

Com esta decisão o deputado agora está despido de capote de ferro, entregue a si mesmo e terá que responder impreterivelmente perante o fórum judicial. 

Falando sobre a matéria, o Presidente do parlamento guineense afirmou que “ O levantamento da imunidade parlamentar não é um julgamento do parlamento, ao levantarmos imunidade estamos a dizer que o deputado A ou B é culpado. Estamos sim a dizer à justiça que tem a nossa autorização para julgar um deputado, para que esse possa defender o seu bom nome, nome da sua família, a sua dignidade, a sua hora e o seu moral.”
Cipriano Cassamá disse esperar nesta legislatura os parlamentares vão romper-se com o mito do passado enveredando em direção da linha de reflexo positivo, moralizador e disciplinador do futuro almejado.

Os parlamentares pretendem ver feita a justiça dos processos de sangue com destaque do Nino Vieira, Tagme NaWai,  Veríssimo  Correia Seabra, Hélder Proença, Roberto Ferreira Cacheu, Baciro Dabó e muitos outros… ainda os processos que envolvem alguns membros do atual governo do Domingos Simões Pereira.
Lai Baldé-Correspondente, 29 de Julho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público