quarta-feira, 15 de julho de 2015

Comunidade islâmica da Guiné-Bissau recebe formação sobre igualdade do género

Image result for Comunidade islâmica da Guiné-BissauA Comunidade islâmica da Guiné-Bissau iniciou esta terça dia 14/07/2015 uma formação de três dias para 50 elementos sobre a igualdade de género e direitos humanos das mulheres, anunciou a organização em comunicado.
A formação enquadra os imãs (sacerdotes islâmicos) e jovens líderes e outros membros da comunidade muçulmana da região de Bissau depois de a mesma ter sido realizada em Gabú, Buba e Bafatá, localidades do interior.

A UNIOGBIS (Gabinete Integrado das Nações Unidas para a consolidação da paz na Guiné-Bissau) promove a formação, que no total envolve 150 participantes, nomeadamente homens, mulheres, jovens, chefes religiosos e representantes das organizações da sociedade civil.
O programa inclui exercícios de reflexão e debate sobre os direitos das mulheres com base nos textos religiosos islâmicos, visando o reforço de capacidade dos membros do Conselho Nacional Islâmico.
A UNIOGBIS salienta ser "fundamental a promoção de ações tendentes à mudança de mentalidades" na sociedade guineense no seu todo visando a igualdade do género e a afirmação dos direitos humanos das mulheres, lê-se no comunicado.
Munidas destas ferramentas as mulheres poderiam dar o seu contributo na prevenção, gestão e resolução de conflitos, destaca ainda a organização mundial para justificar a formação solicitada pelos próprios membros da comunidade islâmica guineense.
A capacitação decorre no âmbito da implementação da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as Mulheres, Paz e Segurança

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público