quinta-feira, 9 de julho de 2015

lançamento do Concurso Internacional para a Parceria Pública/Privada de APGB


O governo guineense através da Secretaria de Estado dos Transportes e das Comunicações anunciou hoje ao “lançamento do Concurso Internacional para a Parceria Pública/Privada da Gestão da Administração dos Portos da Guiné-Bissau, (APGB).
A medida veio na última reunião do Conselho de Ministros avançando chamada de atenção das instituições financeiras internacionais em transformar o único porto comercial da capital mais competitivo a semelhança dos portos da sub-região.
Falando quinta-feira 09 de julho em Bissau sobre a matéria, o Secretario de Estado dos Transportes e Comunicações sublinhou que a medida veio para salvaguardar o desaparecimento do porto de Bissau, que cada ano perde a sua capacidade devido o lamaçal que devasta sucessivamente o canal de acesso.
João Bernardo Vieira, disse que o porto comercial em causa não tem capacidade de autofinanciamento. Está na iminência de fechar definitivamente comprometendo cerca de 80% da exportação. Indica que é preciso efetuar algumas ações que envolvem em avultadas somas de dinheiro nomeadamente adregarem, finalização e avalização que só podem ser concretizadas com trabalho inteligente e pedagógico atuais responsáveis da instituição portuária. 
A medida de avançar o porto de Bissau numa parceria pública/privada divide as opiniões dos trabalhadores da APGB. “Uns dizem que a medida é bem-vinda enquanto, alguns afirmam medida veio para colocar cerca de 500 trabalhadores em desemprego e no estado de abandono. 
De recordar que decorrem neste momento as obras de reabilitação da praça do monumento Mártires de Pindjiguiti, com fundo próprio da APGB, devido a uma boa gestão da coisa pública e não foi objeto de nenhum financiamento.
Lai Baldé, 09 de Julho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público