quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Baciro Djá tomou posse como Primeiro-ministro da Guiné-Bissau

O Presidente da República, conferiu posse hoje em Bissau, ao novo Primeiro-ministro, Baciro Djá, para dirigir o destino da governação do país, perante a crise política vigente na Guiné-Bissau.
Discursando na cerimónia, José Mário Vaz, disse “a hora é de mudança no nosso país. Não apenas mudança do Governo. Queremos imprimir uma mudança de comportamento e atitudes em prol da dedicação ao trabalho para o bem-estar do nosso povo.” Recordando que a pouco mais de um ano, deu posse ao PM do Governo deposto, não contava que a evolução dos acontecimentos lhe obrigaria a nomear hoje um novo chefe do governo. Mas a dinâmica da condução dos assuntos do Estado impõe a tomada de decisões nem sempre agradáveis, em nome dos mais sagrados interesses e aspirações legítimas do povo.
José Mário Vaz disse ter nomeado Baciro Djá, como PM, por ser conhecedor profundo das promessas eleitorais do partido e do seu então candidato presidencial no estreito respeito da vontade popular vencida pelo PAIGC, nas últimas eleições.
O Chefe do Estado guineense manifestou-se disposto aceitar todos os sacrifícios necessários para implementação de medidas visando corrigir as desigualdades existente na sociedade guineense apoiando e atento para corrigir eventuais derrapagens no percurso da governação e deixou uma palavra a comunidade internacional “ Aproveito mais esta oportunidade para agradecer todo o apoio que tem prestado ao país e manifestar a minha convicção de que todos os parceiros internacionais continuarão ao lado da Guiné-Bissau e do seu povo. Deixar aqui o meu apreço ao executivo cessante, pelos esforços empreendidos durante a sua governação. Conclui o PR    
 O Novo Primeiro-ministro, Baciro Djá, afirmou que o momento em que o país se enfrenta é particular na sua historia, politica e democrática, interpelando todos os órgãos de soberania, políticos, militares, Sociedade Civil, organizada ou não, para assunção das responsabilidades com vista a estabilização do país e a criação de condições para o desenvolvimento almejado bem como na sua afirmação, enquanto estado soberano, no concerto das nações.
Baciro Djá, Promete “eleger o diálogo franco, honesto e sincero para busca de soluções, concertadas e duradouras, para a Guiné-Bissau, quer para ultrapassar a crise em curso, assim como para a governação do país.”
O novo PM empossado sublinhou que o Presidente da República, cumpriu mais um comando constitucional e atento aos resultados das últimas eleições nomeia um militante, dirigente e 3º vice-presidente do PAIGC, para liderar o governo da Guiné-Bissau. E, reiterou estar movido com três grandes amores na sua vida, valores para os quais é capaz de os entregar, o povo guineense, o PAIGC e a sua família.
Na outra margem do oceano, a direção do PAIGC convoca para sexta-feira, 21 de agosto na sua sede, a todos os militantes, simpatizantes e a população em geral para um mega comício de protesto contra o Decreto Presidencial nº 06/2015, que nomeou Baciro Dja, como Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
Lai Baldé-Correspondente, 20 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público