quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Presidente da republica demitiu o governo de DSP

Com todos os avanços e recuos, com todos os pedidos feitos pelos partidos politicos, parlamento, a sociedade civil e das outras personalidades importantes, o PR decidiu mesmo demitir o governo de Domingos Simões Pereira. (Já era)
O Presidente da República, José Mário Vaz, convocou esta noite à imprensa no Palácio da República, falou à nação, duas horas depois, exibiu cartão vermelho ao Governo do Domingos Simões Pereira, fora do xadrez político da governação do país, através de um “Decreto Presidencial.” 
Na sua comunicação á nação, o chefe de estado guineense pediu ainda que seja esclarecido o destino de 60 biliões francos cfa, gerados pelos recursos internos pelo tesouro público e mais, outros num total de período de um ano, num montante de 109 biliões de francos cfa com o saldo de 56 biliões de francos cfa, cujo paradeiro desconhecido pelo Presi-JOMAV.
José Mário Vaz, refuta as declarações do Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira  à nação e do Presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, sobre a matéria. 
O primeiro magistrado da nação reconhece a existência de uma crise institucional entre os titulares dos órgãos da soberania, que revela uma vivência da hipocrisia institucional com a qual, não consegue coabitar. “Não é inteligentemente honesto fingir não existir uma crise política.” Disse PR     
O presidente da Republica termina o seu discurso com esperança de que saberão estar a altura das suas responsabilidades, para que os seus mandatos sejam exercidos “em benefícios da geração futura, olhando para o amanhã comum e projetando a ação para lá de luta politica e de interesse de hoje.”
O presidente  
O Presidente da República recorda existência da queda mútua do vínculo de confiança que permite a subsistência de uma normal relação institucional. Tendo em conta o Governo tem relevado preocupantes sinais pendentes a obstruir a realização da justiça, suscetível de pôr em causa a autonomia e independência do judiciário e as partes desavindas, (PR e PM), naõ conseguiram ultrapassar as incompatibilidades de relacionamento institucional e que o não regular funcionamento das instituições tem provocado danos irreparáveis ou de difícil recuperação às instituições do Estado, à consolidação da Democracia constitucional e constitui bloqueio à necessária conjugação dos esforços para a materialização dos desígnios nacionais.          
O PR demitiu o Governo, através do Decreto Presidencial nº 05/2015, nos termos e para os efeitos da alínea b) do nº 01 do artigo 69º, conjugado com nº 02 do artigo 104º bem como do artigo 70º, todos da Constituição da Republica da Guiné-Bissau. 
A queda do Governo aconteceu na altura em que caía a chuva intensa sobre a capital, Bissau. 
A atual crise obrigou o parlamento guineense a protelar dois dias o término da sessão parlamentar da 9ª legislatura, no Palácio Colinas de Bôe, sede da ANP.
Que Deus Abençoe a Guiné-Bissau e ao seu Povo.
Lai Balde-Correspondents, 13 de Agosto de 2015

5 comentários:

  1. Cipriano Cassamá nunca era um demócrata durante o seu percurso como político. E nunca o será.
    Sempre mentiu, instigou e manipulou.

    ResponderEliminar
  2. Vivaaaa jomav,homem digno e realista!��

    ResponderEliminar
  3. Jomav é prepotente, palhaço, déspota, traidor… traiu a nação guineense, vamos ver até onde vai essa cultura de matchundadi, seu filho d… era esse o seu projecto de mom na lama, enquanto povo na pui mom na lama bu na pui elis mom na bunda. És mentiroso, lembre que a mentira tem pernas curtas, a Guine-Bissau nunca vai ser a sua empresa, seu INFELIZ, os seus dias na presidência estão contadas. MENTIROSO! Falas da corrupção!? Acho que a sua memória é curta, se digne a falar da sua prisão sobre 15 milhões doados pela Angola. A MARCARA CAIU. KKKKKK

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar só quero perguntar ao Sr. Presidente o seguinte:

    83+101.7=94.9? Eu acho que não! Por favor demita, também, o pessoal que elaborou este seu discurso!

    Voltando ao seu Discurso, Sr. Presidente…Vê-se que estava tudo planeado para derrubar este Governo! Confirma-se tudo o que se dizia a este respeito!

    O Sr. só queria recolher/provocar algumas informações o quanto baste para derrubar o Governo! Se não, não havia necessidade de, desde os primeiros meses deste Governo, começar logo com criticas públicas implícitas/explicitas ao Governo de DSP!

    Tudo o que veio depois podia ser evitado se o Sr. não tivesse tomado a atitude de hostilizar o Governo logo no inicio da sua Governação!

    Caro Presidente, para mim o Governo caiu, mas a sua máscara não ficou atrás! Pois tinha tudo para não chegar ao ponto de DERRUBAR este Governo! Como? Podia ter chamado o Primeiro-Ministro, o Presidente da ANP e a Cúpula do P.A.I.G.C. para perguntar onde foram os 56 biliões de francos CFAs…e só depois de não ser convencido, consultaria os partidos políticos com ou sem assento parlamentar, sociedade civil e conselho de estado para depois decidir sobre o derrube do Governo!

    Alguém que sabe fazer contas pode comparar 56 biliões de francos CFAs com 1000 biliões de FCAs (1.500 milhões de euros doados na mesa redonda)? É preferível deitar fora esta soma por causa da outra ? Porque razão o Governo não foi chamado a ANP para esclarecer a situação dos 56 biliões?

    Por outro lado falou dos erros do Governo e seu Chefe, mas não se pronunciou sobre o Desrespeito dos Símbolos Nacionais e Datas Históricas pelo Sr. Presidente, Donativos do Rei De Marrocos e do Presidente da Gâmbia,etc! Não se pronunciou nunca sobre as falcatruas da CCIAS!

    Deus queira que a sua excelência tenha razão! Mas contrário será o seu fim politico neste País! A verdade virá a tona se Deus Todo Poderoso e Misericordioso quiser!

    Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu Povo!

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo totalmente meu ilustre ANÔNIMO!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público