sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PR deu inicio a auscultação dos partidos politicos com vista a nomeação do novo PM

O Presidente da república José Mário Vaz, iniciou esta sexta-feira, 14 de Agosto em Bissau, a auscultação dos partidos políticos com acentos parlamentares sobre a nomeação do novo primeiro-ministro, no âmbito da demissão do governo do PAIGC, liderado por Domingos Simões Pereira.
A audiência entre o PR e o PM durou apenas cerca de 02 minutos.
A delegação do PAIGC, foi chefiada pelo próprio primeiro-ministro (DSP), destituído, que elogiou o convite do Presidente da Republica ao seu partido, acrescentando que o PAIGC já está preparado para indigitar o novo chefe do governo respeitando os estatutos do partido.
Agnelo Regala, líder da União para Mudança (UM), é da opinião que o PAIGC, a luz do seu estatuto, indicar a figura para dirigir o governo, por isso, chama atenção sobre as crises gravosas no caso da persistência na rejeição da figura indigitado pelo partido vencedor das últimas eleições.
Por seu turno, Vicente Fernandes, líder do Partido da Convergência Democrática (PCD), afirma que a Guiné sobrepõe em cima da qualquer divergência pessoal, pelo que, ninguém deve defraudar a esperança do povo e muito menos fazer chorar os guineenses. Apelando ao PR a não rejeitar a figura indicada pelo PAIGC.
No outro lado da cortina, Florentino Mendes Pereira, secretário-geral do PRS, aconselhou o Chefe de Estado a respeitar as normas constitucionais, devolvendo o partido vencedor das eleições a indicar o nome do novo Primeiro-ministro para tranquilizar os guineenses.  
Para o secretário-geral do PND, Cirilo Mama Saliu Djaló, o seu partido não tem nenhuma objeção em relação a quem compete indicar o primeiro-ministro, neste caso o partido vencedor das últimas eleições.
De Sublinhar que, o PAIGC já indicou o Presidente da República o nome do Domingos Simões Pereira, para reassumir o leme do comboio do destino da governação da Guiné-Bissau.
Efeito disto, O Chefe de Estado vai pronunciar nos próximos dias, o nome do Primeiro-ministro para governar o país.
Lai Baldé-Correspondente, 14 de Agosto de 2015

1 comentário:

  1. O que me faz pensar, refletir é a ligeireza no tratamento das questões graves da Guiné Bissau. Mesmo por gente que se enquadra na categoria de intelectuais, quadros do pais. Uma borracha chega para apagar os erros. O foco é onde se caiu e nunca em que se tropeçou.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público