PR deu inicio a auscultação dos partidos politicos com vista a nomeação do novo PM
O Presidente da república José Mário Vaz, iniciou esta sexta-feira, 14 de Agosto em Bissau, a auscultação dos partidos políticos com acentos parlamentares sobre a nomeação do novo primeiro-ministro, no âmbito da demissão do governo do PAIGC, liderado por Domingos Simões Pereira.
A delegação do PAIGC, foi chefiada pelo próprio primeiro-ministro (DSP), destituído, que elogiou o convite do Presidente da Republica ao seu partido, acrescentando que o PAIGC já está preparado para indigitar o novo chefe do governo respeitando os estatutos do partido.

Por seu turno, Vicente Fernandes, líder do Partido da Convergência Democrática (PCD), afirma que a Guiné sobrepõe em cima da qualquer divergência pessoal, pelo que, ninguém deve defraudar a esperança do povo e muito menos fazer chorar os guineenses. Apelando ao PR a não rejeitar a figura indicada pelo PAIGC.
No outro lado da cortina, Florentino Mendes Pereira, secretário-geral do PRS, aconselhou o Chefe de Estado a respeitar as normas constitucionais, devolvendo o partido vencedor das eleições a indicar o nome do novo Primeiro-ministro para tranquilizar os guineenses.
Para o secretário-geral do PND, Cirilo Mama Saliu Djaló, o seu partido não tem nenhuma objeção em relação a quem compete indicar o primeiro-ministro, neste caso o partido vencedor das últimas eleições.


Efeito disto, O Chefe de Estado vai pronunciar nos próximos dias, o nome do Primeiro-ministro para governar o país.
Lai Baldé-Correspondente, 14 de Agosto de 2015
O que me faz pensar, refletir é a ligeireza no tratamento das questões graves da Guiné Bissau. Mesmo por gente que se enquadra na categoria de intelectuais, quadros do pais. Uma borracha chega para apagar os erros. O foco é onde se caiu e nunca em que se tropeçou.
ResponderEliminar