sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Presidência da República guineense quebrou o silêncio 

Fernando Mendonça-porta-voz 
Presidência da República quebrou o silêncio esta tarde de 07 de Agosto para falar da crise política institucional guineense.
No comunicado à imprensa do Gabinete do Conselheiro porta-voz, a Presidência da República considera o teor da comunicação do Primeiro-ministro à nação de descartês, calunioso e ofensivo para com o Chefe do Estado, mais do que demonstrar a existência de uma grave crise política, vem agravar ainda o já por si frágil clima de relacionamento entre os dois órgãos da soberania.
Contudo, a Presidência da República garante abster-se por ora, de comentar as declarações do Presidente do parlamento guineense, na medida em que, nos termos dos estatutos dos deputados, ele é irresponsável pelas suas palavras nos exercícios das suas funções.
O Comunicado com a data de hoje, apela à todos os cidadãs a manterem a calma e a serenidade até estarem na posse de todas as informações para melhor poderem ajudar na resolução e, lamenta profundamente a forma como foi veiculada as informações, numa altura em que no momento exige maior serenidade e ponderação na busca de soluções que melhor acautelem a imperiosa necessidade de prevenção do clima de paz social, tenha surgido vozes e posicionamentos no sentido de criar ruído e perturbar ainda mais o processo de extrema delicadeza. 
A Presidência da República garante a todos os guineenses e a comunidade internacional, enquanto o Presidente da República, primeiro magistrado da nação, continua empenhado na procura de solução dentro do quadro e limite das suas competências constitucionais, que melhor se adaptarem a situação atual, no intuito de salvaguardar os superiores interesses das instituições da república.
Lai Baldé-Correspondente, 08 de Agosto de 2015

2 comentários:

  1. O maior criador de instabilidade política em Guiné Bissau chama-se Cipriano Cassamá. Que tipo!
    Mais tarde ou mais cedo ficará claro.

    ResponderEliminar
  2. Quem nao se lembra deste senhor Cipriano cassama quando eclodiu a violaçao do cessar fogo de 31 de Janeiro de 1999? Foi este senhor que respondendo a pergunta do jornalista da RDP de quando é que esta guerra vai terminar, ao que ele respondeu que a guerra so vai acabar com a rendiçao de um dos beligerantes. E foi o que aconteceu, porque ele so sabe icendiar.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público