segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Resolução do debate de urgência da ANP

Os deputados do parlamento guineense reuniram-se esta segunda-feira 24 de agosto em Bissau, em debate de urgência para analisar a crise política vigente no país.
Após um aturado debate mais de 09 horas do tempo, finalmente, os parlamentares deliberaram-se nos termos do nº 02 do artigo 91º da Constituição da República, votaram com emendas uma resolução com 75 votos à favor, zero contra e 04 abstenções com o seguinte teor em resumo:
  • 1º-Descordar do decreto Presidencial nº 06/2015 pela inobservância do espírito do disposto na alínea g) artigo 68º da Constituição da República.
  • 2º-Recomendar as lideranças dos partidos políticos representados na Assembleia Nacional Popular a continuarem a envidar esforços no sentido de, em conjunto, avançarem com propostas de solução a sua excelência senhor Presidente da República, passando por:
  • a) Exonerar o Primeiro-ministro nomeado pelo decreto presidencial nº 06/ 2015;
  • b)-Nomear um novo Primeiro-ministro indicado pelo PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas, cuja indigitação será precedida de consultas com as formações políticas representadas na ANP;
  • 3º - Garantir todo o apoio e colaboração institucional ao Governo constituído com base nos pressupostos referidos no nº 02 da presente resolução.
  • 4º - Lançar um apelo a todos os órgãos de soberania e as instituições do Estado a enveredarem pelo diálogo e concertação permanente, propondo, para o efeito, a elaboração e assinatura de um pacto de estabilidade, a fim de assegurar a estabilidade política e social, assim como a governabilidade do país até ao fim da legislatura e do mandato presidencial.
Discursando no final da sessão parlamentar, o Presidente do parlamento guineense sublinhou que deram um passo significativo para no sentido de desenharem possíveis soluções para ultrapassar a crise existente. 
Cipriano Cassamá, considera a atuação dos deputados de um sinal de maturidade democrática e que apesar das suas diferenças, são capazes de trabalhar em conjunto não só na procura de soluções mas também no sentido de compromissos conjuntos a bem do país.
Igualmente, os parlamentares votaram com 77 votos ao favor zero contra e 02 abstenções para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre alegada corrupção e exploração dos recursos naturais da Guiné-Bissau, pelo ex-governo do Domingos Simões Pereira.
Lai Baldé-Correspondente, 24 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público