terça-feira, 18 de agosto de 2015

Zamora Induta está impedido de sair do país

O ex-chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Zamora Induta está impedido de sair do país, disse hoje à Rispito.Com a Promotoria da Justiça Militar 
“Zamora Induta tem uma obrigação de permanência no país, que pressupõe ser-lhe confiscado o passaporte e transmitida informação às autoridades fronteiriças de que não pode sair do país”, disse a fonte.
Sabe-se ainda que o contra almirante e antigo Chefe dos militares guineenses está em prisão domiciliária não declarada na sua residência em Bissau, dias após ter chegado ao país. 
Zamora Induta regressou ao país para recolher dados para uma tese académica a realizar em Lisboa, mas quando se preparava para voltar para Portugal, foi mesmo retirado o seu passaporte.
De recordar que, Zamora Induta, foi chamado a 04 de Agosto pela Promotoria da Justiça Militar, na qualidade de declarante, mas no dia seguinte “já era considerado suspeito” num processo conhecido como “caso 21 de Outubro de 2012″ sobre alegada tentativa de golpe de Estado em que o general foi apontado por um dos seus companheiros capturados durante a operação, tendo o capitão Pansau Ntchama, como cabecilha da ação que se saldou na morte de cinco militares na base aérea de Bissalanca em Bissau..
Ainda o General terá trocado correspondência com o Presidente guineense, José Mário Vaz, e com o atual CEMGFA, Biaguê Nan Tan, dando conta do seu regresso ao país.
Segundo o advogado de Induta tanto o Presidente da República como o chefe das Forcas Armadas “deram a sua anuência” ao seu regresso.
Zamora Induta foi CEMGFA de Junho de 2009 até ao dia 01 de Abril de 2010, altura em que foi afastado do cargo na sequência do golpe militar que derrubou o regime do Carlos Gomes Júnior, liderado pelo general António Indjai, agora exonerado das suas funções.
Neste momento a sua residência foi reforçada a segurança, como forma de restringir a circulação e fuga do general para interior do país.
Lai Baldé-Correspondente, 18 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público