sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Portugal e UE financiam melhorias em jardins-de-infância da Guiné-Bissau

Portugal e UE financiam melhorias em jardins-de-infância da Guiné-BissauO apoio de Portugal e da União Europeia (UE) ao setor da educação na Guiné-Bissau permitiu melhorar o funcionamento de 18 jardins-de-infância, conforme projeto realizado entre 2011 e 2014, anunciou hoje a delegação da UE em comunicado.
Os estabelecimentos estão situados na região da capital, Bissau, na região vizinha de Biombo e no norte, em Cacheu, abrangendo 2.000 crianças.
O projeto, denominado "Bambaram di Mindjer", serviu para profissionalizar mulheres e melhorar a qualidade da educação de infância através de ações de formação e intervenções nos estabelecimentos ao nível da pedagogia e administração.
Catorze jardins-de-infância receberam inclusivamente "uma certificação após auditoria externa" e espera-se que sirvam de exemplo para outros estabelecimentos no país.
Um total de 57 mulheres educadoras entraram no mercado de trabalho graças ao "Bambaram di Mindjer", que conseguiu melhorar as competências de 166 educadores.
O projeto foi cofinanciado pela UE e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com um valor de cerca de 385 mil euros, sendo executado pela Fundação Fé e Cooperação (FEC).
UE e FEC têm ainda em curso um outro projeto de descentralização na Gestão de Dados de Educação, com a duração de 36 meses e um orçamento de cerca de 560 mil euros.
O objetivo consiste em "contribuir para as reformas das políticas educativas, a descentralização e o empoderamento das autoridades locais" através da monitorização de metas educacionais acordadas a nível internacional.
Lusa, 30/10/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público