quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PR não escapa a Comissão de inquérito da ANP nas denúncias que fez

Os deputados querem que o chefe de Estado fundamente as denúncias de ilegalidades com que justificou a demissão do Governo de Domingos Simões Pereira, a 12 de Agosto.
A comissão tinha inicialmente 30 dias para apresentar um relatório sobre o assunto, mas a seu pedido, essa data foi prorrogada pelo Parlamento por mais 45 dias, ou seja, até dia 04 de Novembro.
A comissão integra oito deputados (três do PAIGC, dois do PRS e ainda os únicos representantes parlamentares do PND, PCD e UM) e tem estado a ouvir os ministros e secretários de Estado do Governo demitidos, sendo que a maioria foi reintegrado no novo Executivo liderado por Carlos Correia.
Depois de na segunda-feira ter sido ouvido o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, hoje foi auscultado João Bernardo Vieira, secretário de Estado dos Transportes e Comunicações.
A ideia, agora, é ouvir o Presidente da República, na qualidade de autor da denúncia.
Hélder Barros, o porta-voz da comissão de inquérito, diz fazer todo o sentido ouvir José Mário Vaz para que preste os esclarecimentos e para que forneça "elementos probatórios" das denúncias que fez.
"A nosso ver, não basta ouvir uma parte e não ouvir o denunciante", defendeu Hélder de Barros.
Para já, a comissão aguarda pelo regresso ao país do líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, a quem vai pedir que enderece uma carta ao chefe de Estado, dentro das normas protocolares, para que este se manifeste quanto à disponibilidade para ser ouvido na Presidência da República.
A comissão, presidida pelo antigo ministro dos Recursos Naturais, Higino Cardoso, também admite vir a ouvir o ex-primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
Lusa, 20/10/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público