quarta-feira, 21 de outubro de 2015


Seminário de Sensibilização e Formação sobre a Metodologia de Investimento de Resíduos Perigosos 

O Secretario de Estado do Ambiente advertiu que os resíduos perigosos cartados se não foram bem tratados podem coletar em risco a segurança de todas as formas de vida no planeta.

Ao presidir a cerimónia de abertura do seminário de Sensibilização e Formação sobre a Metodologia de Investimento de Resíduos Perigosos, Seco Cassama, novo titular da pasta do ambiente, adverte que a problemática dos resíduos perigosos é de fato complexa e requer redobrada atenção, uma vez que, o maior desafio encontra-se na sua redução, e eventual eliminação, salientando que a solução do problema vai para além da simples adoção de quaisquer medidas administrativas, jurídicas, tecnológicas, científicas e outros. Por isso, exorta que deve haver intervenções urgentes e plausíveis conjugando esforços por forma a minimizar os seus efeitos.
O governante deixou bem claro que o controlo de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e a gestão racional de produtos químicos deve constituir um imperativo nacional, assegurando que na mesma perspetiva a instituição que dirige agora, vai criar em breve um Centro de Resíduos para dar resposta as exigências da implementação da Convenção de Basileia na Guiné-Bissau, com responsabilidade de propor as estratégias e politicas para a gestão de resíduos, elaborar anualmente o relatório sobre a matéria, cumprindo com os compromissos com a comunidade internacional no domínio do ambiente.
e juntou alguns técnicos de diferentes instituições públicas e privadas que intervém no domínio do ambiente e a saúde pública.
O encontro de capacitação de dois dias, foi organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente através do ponto focal da Convenção de Basileia,
Lai Balde-Correspondente, 21&10&2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público