terça-feira, 6 de outubro de 2015

PR rejeita a proposta do PM e pede reformulação de nomes e nº de pastas

Presidente da republica através de um comunicado, convidou ao primeiro ministro, Carlos Correia, para reformular os nomes constantes na lista apresentada para o elenco governamental assim como a diminuição das pastas, tendo em conta a situação económica do país

O Presidente da Republica, José Mário Vaz, considera tão surpreendente e quanto estranho, do nome do ex-Primeiro-ministro, DSP, na proposta do novo Governo, incluindo mais de 80% dos membros do seu demitido governo, não concorre para os esforços de eliminação de causas que estiveram na grave crise politica que pôs em causa o regular funcionamento das instituições.
Com o efeito, a Presidência da República endereçou esta terça-feira 06 de Outubro uma nota ao PM Carlos Correia, convidando-o a reformular as propostas quer da estrutura orgânica do Governo, quer do elenco governamental, e ter em conta os fundamentos da demissão do Governo do DSP.
O Chefe do estado guineense recomenda que se tenha em consideração de existência de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com vista a clarificar dos atos de governação, em áreas sobre cujos titulares paira objetivamente algumas suspeição e em consequências, dos princípios éticos mais elementares sugerem que esses titulares observassem um certo distanciamento a fim de facilitar o normal desenrolar do inquérito.
Presidente Mário Vaz, está convicto que um esforço deve ser feito para uma reformulação substancial das propostas da estrutura da orgânica  do elenco governamental, tornando-as consentâneas com a realidade económica e financeira do país. O PR disse ainda da proposta consta um elevado número de Ministérios e Secretarias de Estados, o que constitui um pesado fardo para as finanças, já de si confrontadas com enormes problemas sociais.
No comunicado à imprensa assinado pelo Ministro porta-Voz da Presidência da Republica, está convencido que o PAIGC, a sociedade e a Diáspora guineense dispõem de um legue variado de quadros competentes em condições de conferir maior idoneidade e credibilidade ao governo, disponíveis para enfrentar os desafios das legitimas ambições do povo, não justificando, por conseguinte, a repetição da maioria dos nomes do Governo anterior, reiterando não ter nenhuma pretensão de sugerir ou indicar qualquer nome ao PM para integrar o governo.
Nesta esteira, o primeiro magistrado da nação quer assegurar as comunidades nacional e internacional, a sua determinação em viabilizar uma proposta que garanta um bom relacionamento institucional. Com o propósito de relançar a governação e prosseguir os esforços de consolidação da estabilidade e de promoção do desenvolvimento económico e social.
Rispito.com soube numa fonte bem colocada que “mais de 80% dos nomes dos membros do governo constante na proposta do elenco governamental, foi rejeitado pelo Presidente Mário Vaz.”
Rispito.com/Lai Baldé, o6 de Outubro de 2015



2 comentários:

  1. ma ké é fidju di p...., pensa kuma Guiné-Bissau i si ponta o ké?!, vai tomar no ku seu filho de uma egua.

    ResponderEliminar
  2. Kurtu tudo ku si sintido(Filha da Goda), ma Guiné-Bissau na kuspiu suma ki kuspi Kumba.... Kontinua na massakra si pubis só....

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público