sábado, 14 de novembro de 2015

Bissau acolhe 67ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana 

A capital Bissau através do Parlamento guineense acolhe os dias 02 à 06 de Dezembro, a 67ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana (UPA) sob o tema; “ A Promoção da Democracia e do Estado de Direito como via para Assegurar a Paz e o Desenvolvimento nos Países Africanos.” Assim como a 38ª Conferência dos Presidentes das Assembleias Parlamentares Nacionais da União Parlamentar Africana.
Sob tema; “Os países Africanos face aos efeitos das alterações climáticas medidas a tomar e o papel dos parlamentos Africanos.” Ainda no decurso das sessões decorrerá no dia 4 de Dezembro o Comité das Mulheres Parlamentares da União Parlamentar Africana que terá como tema principal, “ Acção Parlamentar para Combater Eficazmente a Violência Contra as Mulheres e as Crianças”. 
Para a realização destes eventos está prevista a participação de cerca de 200 delegados e de 40 Presidentes de Assembleias Nacionais, em Bissau. 
A União Parlamentar Africana foi fundada a 13 de Fevereiro de 1976 em Abidjan, Cotê d´Ivoire (Costa de Marfim). A sua sede fica situada na mesma cidade. Atualmente conta com 40 países membros. As suas línguas de trabalho são Português, Inglês, Francês e Árabe.
A UPA tem como objetivos;
Unir todas as instituições parlamentares dos Estados da África, estabelecer contactos entre os Parlamentares Africanos e o resto do mundo, Contribuir para o fortalecimento da instituição parlamentar na África, promover a democracia a fim de alcançar os objetivos da organização de Unidade Africana para o estabelecimento de uma paz sólida.
 Em conferência de imprensa 6ª feira 13 de Novembro em Bissau, os membros da Comissão Organizadora desse encontro sub-regional em Bissau, o evento visa Reforçar a imagem do país no exterior, consolidar a presença da Guiné-Bissau de forma positiva nos principais fóruns políticos internacionais, Fortalecer o parlamentarismo como forma de prevenção de conflitos e de promoção da paz e da estabilidade bem como na criação de  
Oportunidades e potencialidades económicas atraindo investimentos para alavancar economia nacional.
Segundo os mentores da iniciativa, a segurança estará garantida para a materialização do evento de 06 dias em Bissau. Isto após a crise politica que resultou no novo governo, cujo titular do ministério do Interior ainda aguarda pela escolha consensual e a respetiva nomeação.
Lai Baldé-Correspondente, 14/11/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público