quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Economia da Guiné-Bissau cresce 4,8% em 2015

A Guiné-Bissau vai encerrar 2015 com um crescimento económico de 4,8%, afirmou terça-feira em Bissau o chefe da missão de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Félix Fischer, que encabeça uma missão do fundo que se encontra no país desde o dia 2 de Dezembro corrente, revelou que o crescimento podia superar este número se não fosse a crise provocada pela demissão do governo de Domingos Simões Pereira em Agosto último.

No entanto, sublinhou, o seu impacto não prejudicou muito o país, pois durou apenas dois meses, pelo que, apesar da situação de paralisia das actividades e abrandamento da realização de alguns negócios por falta de interlocutores nos ministérios, a previsão de crescimento económico ganhou um décimo de ponto para 4,8%.

Félix Fischer anunciou que a execução do Orçamento de Estado permitiu gerar poupanças suficientes para garantir o pagamento dos salários dos funcionários públicos durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2016.

“As receitas em Janeiro e Fevereiro são normalmente baixas”, referiu Félix Fischer, cuja delegação esteve a avaliar a economia do país após a crise política resultante da queda do governo em Agosto último.

Esclareceu que a visita serviu ao FMI para se inteirar do impacto da crise política no crescimento económico do país e desta forma adoptar providências necessárias em relação ao Orçamento Geral do Estado da Guiné-Bissau para 2016.

Félix Fischer adiantou ter debatido com as autoridades da Guiné-Bissau a possibilidade de o governo limitar as despesas às receitas efectivamente arrecadadas, evitando desta forma a acumulação de mais dívida pública. 
Rispito.com/Macauhub/GW, 09/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público