terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PM PRESIDIU AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA SIDA 

Sob o lema; “Zero nova infeção por VIH, Zero Discriminação e Zero Mortes ligadas ao SIDA” foi celebrado terça-feira em Bissau, o Dia Mundial de Luta contra SIDA. 
Durante o evento o Secretário Executivo do Secretariado Nacional de Luta contra o Sida (SNLS), Anaximandro Zyléne Casimiro Menut referiu que numa população de cerca de 1.500.000, (um milhão e meio) de habitantes a taxa de prevalência do VIH é estimada em 3,25%, a mais alta da nossa sub-região, sendo 5% entre as mulheres grávidas e focalizada mormente em 4,2% entre as meninas na faixa etária dos 19 a 24 anos. E, para se continuar a lutar contra este flagelo da humanidade a SNLS apresentou um Plano Estratégico da Luta Contra o SIDA a 2015 -2020, estruturado em quatro eixos; Prevenção da transmissão do VIH e os IST, Melhoria de acesso aos cuidados e tratamento, Promoção de um ambiente favorável aos PVVIH e PA, e Governança do Programa Nacional Sida.
 A Ministra da Saúde ao espelhar o atual cenário do SIDA no país, ressaltou que é “necessário conduzir uma agressiva campanha na comunicação social para a mudança do comportamento”, Anunciando no fim, que Ministério que tutela inclui em seu orçamento uma verba para apoiar à luta contra SIDA.
 O Chefe do Executivo e por inerência Presidente do Conselho Nacional de Luta contra SIDA, ao transmitir a sua particular alegria e satisfação, bem como a sua solidariedade e homenagem para com os familiares que vivem o dilema do SIDA e perderam seus entequeridos vitimas dessa doença, disse: “Estou convencido de que estamos no bom caminho e também tenho a clara consciência de que não será uma tarefa fácil. Entretanto, por ser a luta contra o SIDA uma tarefa de toda a sociedade, convido todos os atores ao diálogo permanente para afinarmos as estratégias e todos juntos contribuirmos para a melhoria dos resultados e participarmos na mobilização de recursos para viabilizar o nosso plano estratégico de luta contra SIDA.”
 A efeméride contou com a presença da Vice-presidente Nacional das Associações das pessoas Seropositivas, Fátima Machado, da Ministra da Saúde Publica, Cadi Seidi; do Representante do Secretário-geral das Nações Unidas, Miguel Trovoada, 
Primeira-dama, Rosa Goudiaby Vaz, representantes do Corpo Diplomático e Organismos Internacionais acreditados no país e de várias associações ligadas à problemática do SIDA na Guiné-Bissau.
Gloria interna às vítimas mortais dessa epidemia e que Deus abençoe todos os seropositivos.
Rispito.com/Lai Baldé-Correspondente, 01/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público