quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ASSINALOU-SE HOJE EM BISSAU 20 DE JANEIRO DIA DOS HERÓIS NACIONAIS 

Image result for amilcar cabralO país comemora-se esta quarta-feira o 20 de Janeiro, “Dia dos Heróis Nacionais,” data do assassínio do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral, em 1973 em Conacri. 
Em comemoração da efeméride, Presidente da República, José Mário Vaz, depositou silenciosamente coroas de flores na campa Amílcar Cabral, no mausoléu de Amura sem prestar nenhuma declaração a imprensa.
Com a mesma dinâmica para assinalar a data, a direção do PAIGC igualmente fez deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral e na sua estátua junto ao aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau.
Falando na cerimonia, o atual líder do PAIGC, disse esperar as ideais de Cabral continuem a inspirar sofrimentos para esquecer o mal e escolher a verdade, a justiça para que os guineenses possam ser capazes de encontrar as saídas de todos os problemas com que passam.
Passados 42 anos do bárbaro assassinato do militante nº 01 do PAIGC, os libertadores ainda continuam a viver entre espada e parede provocando homicídios entre irmãos da mesma trincheira, colocando o país em crises cíclicas sem precedentes abdicando completamente as inspirações do Cabral. 
Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924 em Bafatá foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973 em Conacry, pelos seus companheiros do partido.    
De hoje em diante, a Guiné-Bissau dispõe de dois parlamentos, um constituído pelos deputados do PAIGC sob presidência do Cipriano Cassamá e outro pelos 15 deputados dissidentes do PAIGC expulsos do partido sustentado pelo PRS.
Doravante reina a democracia dura sem cedências, o cenário muda só com uma disputa física e sangrenta entre os políticos que poderá descambar e degenerar os espíritos dos militares e cidadãos comuns envolvendo em confrontos. 
“Cabral na Gloria ma cu udjus na terra pa dicidi cu Deus em breve sobre futuro di Guiné-Bissau.”
Rispito.com/Lai Baldé-Correspondente, 20/01/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público