sábado, 23 de janeiro de 2016

Mensagem do PR pela ocasião do 53º Aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional

Caros Compatriotas,
Comemora-se hoje mais um aniversário do levantamento do nosso povo, através dos seus melhores filhos, para exigir do colonialismo, de arma na mão, a restituição da sua liberdade e a sua dignidade.

O episódio – ímpar na costa ocidental africana – que teve lugar há 53 anos no quartel de Tite, conduziria a um processo de 11 longos e gloriosos anos, marcados por suor, sangue e sacrifícios vários.

Esse tributo do nosso povo, personificado pelos nossos gloriosos combatentes da liberdade da pátria, enquadrados pelo PAIGC, culminaria com as independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Essa epopeia gloriosa, gravada nas páginas doiradas da nossa história, foi protagonizada por aqueles que hoje homenageamos, comandados pelo nosso saudoso e imortal líder, camarada Amílcar Cabral.

Por isso, na qualidade de Presidente da República da Guiné-Bissau, rendo uma sincera e merecida homenagem a todas as mulheres e homens que nos proporcionaram a oportunidade e o privilégio de podermos ter hoje um hino, uma bandeira e uma Pátria.

Obrigado Combatentes da Liberdade da Pátria – valeu a pena os esforços e sacrifícios consentidos!

E continuarão a valer a pena na medida em que formos capazes – nós também – de renunciar ambições pessoais e aceitar sacrifícios para desenvolver o nosso país e criar condições de vida mais condignas para o nosso povo.

Caros Concidadãos,
Esta hora de render homenagem a esses valorosos compatriotas – mais do que festejos e meros discursos de circunstância – convoca a nossa consciência colectiva a uma reflexão profunda sobre os nossos actos e a responsabilidade que pende sobre os ombros de cada um de nós para honrarmos os que hoje homenageamos.

Já é hora de os artesãos da nossa independência verem sinais mais consistentes da implementação dos objectivos da sua luta – e eu, enquanto Chefe de Estado, não descansarei enquanto não ver esses mesmos sinais concretizados.

Viva os Combatentes da Liberdade da Pátria!
Viva a República da Guiné-Bissau!
Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu povo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público