quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ANP poderá ficar bloqueado por numero de deputados a mais

O funcionamento do parlamento da Guine-Bissau poderá estar bloqueado por numero de deputados a mais.
Tudo porque, tanto os deputados expulsos e que supostamente perderam os mandatos, assim como os deputados substitutos, ambos poderão entrar na casa do povo a partir da próxima sessão parlamentar marcada para o dia 25 de Fevereiro.

O Tribunal regional de Bissau já tinha declarado de nulo a decisão da comissão permanente do parlamento, pelo que os deputados expulsos deviam retomar os seus lugares na ANP. 
Mas o coletivo Advogados do PAIGC dizem que a decisão do juiz Lassana Camará é nula por conter various vícios, tais como:
  • Incompetência material, porque o juiz não podia julgar um caso civil como se fosse um caso administrativo;
  • O Juiz não pode julgar um ato praticado de um órgão de soberania
  • O Juiz não pode conhecer da inconstitucionalidade da deliberação de ANP
Os Advogados ainda dizem que pediram a nulidade dessa decisão e estão a espera que o Tribunal se pronuncie sobre o caso.

Este é um problema que o parlamento deve resolver antes da data de próxima sessão, porque embora o coletivo dos advogados terem dito que reconhecem o direito dos deputados expulsos pela força da lei, também dizem que assiste os deputados substituídos o direito de fazerem parte das sessões na ANP.  Neste imbróglio, o parlamento poderá ter o numero de deputados acima dos 102 que compõem o parlamento guineense.

Mais um episódio que poderá conduzir outra situação inédita na historia da democracia guineense.
Rispito.com, 24-02-2016 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público