segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Carta Aberta

Meus caros compatriotas! Não deixemos que ninguém nos rouba ou destrói os nossos sonhos, nossa Esperança de uma nova Guiné-Bissau onde a paz, a democracia e a iniciativa económica são agora possíveis para nós e para os nossos filhos. Temos todo um destino comum. O que nos obriga a discutir, a dialogar com os nossos irmãos, apesar de uma diferença de opiniões, de estratégias, de cultura, de educação e de Crença. Devemos nos unir no essencial "valores da nossa República", que constituem a riqueza da nossa diversidade Social, Cultural e Religiosa.


Caros Compatriotas,
Caros Deputados,
Caros Camaradas,
Caro Camarada Presidente do PAIGC,

Levantem meus caros compatriotas! Levantem meus Caros cidadãos!
O Nosso país, Guiné-Bissau vive uma profunda crise política desde Quarta -feira, 13 de Agosto de 2015, com a demissão pelo Presidente da República, José Mário Vaz de governo democraticamente eleito do PAIGC liderado pelo engenheiro Domingos Simões Pereira, acusando-o de corrupção e falta de transparência.
Esta situação de crise extrema desejada, planejada e provocada por certas pessoas, foi seriamente prejudicial para a estabilidade das nossas Instituições e da Soberania do povo que tinha encontrado um caminho de esperança e da normalização com o Governo de Eng. Domingos Simões Pereira. Com efeito, o respeito das nossas leis, a Disciplina, a Unidade, a estabilização institucional e política são as condições indispensáveis ao desenvolvimento inclusivo e ao progresso social que todos nós merecemos no nosso país. Então, levantem meus caros compatriotas! Não deixemos que ninguém nos rouba ou destrói os nossos sonhos, nossa Esperança de uma nova Guiné-Bissau onde a paz, a democracia e a iniciativa económica são agora possíveis para nós e para os nossos filhos. Temos todo um destino comum. O que nos obriga a discutir, a dialogar com os nossos irmãos, apesar de uma diferença de opiniões, de estratégias, de cultura, de educação e de Crença. Devemos nos unir no essencial "valores da nossa República", que constituem a riqueza da nossa diversidade Social, Cultural e Religiosa. Como já tinha escrito num dos meus artigos de análise sociopolítica, o nosso país tem activos consideráveis ​​para construir uma verdadeira Democracia justa e duradoura. De acordo com o influente Instituto de pesquisa Americano Pew Research, o nosso país Guiné-Bissau vem na quinta posição mundial e o primeiro em África entre 51 Estados em matéria do Índice da Diversidade Religiosa. Podemos estar orgulhosos deste ranking e devemos combater todas as baixas manobras de divisão de uns contra outros. Nenhum diálogo deve ser possível com os "inimigos da nossa República." Sejamos firmes, intransigentes, combativos contra "os inimigos da nossa República"!
Levantem meus caros compatriotas! Nós devemos continuar a luta e o combate pela Liberdade, pela Verdade e pela Justiça. As vitórias obtidas pela Justiça e pela verdade não são infelizmente definitivas como os ladrões do Povo, os nossos inimigos não desarmarão e procuram, inevitavelmente usurpar os nossos sonhos de uma Guiné-Bissau melhor. "Temos que vencer os nossos irmãos, que são agora os nossos adversários em todas as batalhas no espaço político, jurídico e parlamentar, porque eles não vão desarmar" DSP
Levantem meus caros compatriotas! Raparigas, Rapazes! Mulheres! Vocês sabem dar a vida as crianças da Guiné-Bissau, devem compreender o custo de Vida, de Paz, do Direito, de Liberdade, de Saúde, o desenvolvimento são as prioridades para cada um de nós. Vocês compreendem melhor do que ninguém a urgencia de nos mobilizarem pelos valores da Democracia e da República.
 Levantem meus caros compatriotas! Levantem meus caros Cidadãos! Nós devemos exigir um Governo Constitucional de continuidade com um Programa de Continuidade para levantar os verdadeiros desafios da Cidadania que nos espera.
Levantem meus caros Deputados!

 " juro que vou dedicar todas as minhas forças para cumprir com honra, em plena fidelidade ao povo, meu mandato de Deputado defendendo em todas as circunstâncias e sem compromissos, os  interesses nacionais, os princípios, as leis e os objectivos da Constituição da República da Guiné-Bissau ".
Por este juramento solene que vocês pronunciaram no momento da vossa investidura para a função suprema de Deputado, de acordo com a nossa Constituição, vocês engajaram todas as vossas responsabilidades parlamentares (eleitos pelo seu partido político) na defesa dos interesses, das leis e dos objectivos da Constituição "soberania nacional da República da Guiné-Bissau reside no povo." Como tal, vocês têm em cargo a representação, o destino da democracia e o destino do povo.
Levantem meus caros Deputados! Nós contamos convosco!
Perante esta República violada, humilhada, estuprada e espancada pelos "inimigos da democracia", vocês permaneceram dignos, corajosos, íntegros, solidários, respeitosos da Constituição e dos vossos engajamentos, atento à vontade do povo. Sejam agradecidos meus caros Deputados pelo vosso patriotismo e vosso sentido supremo das responsabilidades nacionais!
Levantem meus caros Deputados! Devemos continuar a luta e o combate pela liberdade, pela verdade, pela democracia e pela justiça!
Cada dia que passa nos depare as manipulações, as manobras partidárias, as mentiras do Estado sabiamente orquestradas e planificadas já alguns meses pelo "os inimigos da República", cujo único objectivo é de destruir o nosso país, instaurando a Anarquia, uma República das Bananas, uma República Mafiosa. Sabemos que o objectivo procurado é de desacreditar o PAIGC e o seu impecável Presidente, um Governo competente e íntegro, que recebeu 2 vezes no espaço de 30 dias uma moção de satisfação, de confiança política e de honra em gestão política em 2015.
Levantem meus caros Deputados! Digam não aos Golpes de Estado permanentes aos "inimigos da República" que procuram melhor acentuar seus poderes diabólicos, destruidoras para se apropriarem livremente as vastas operações de malandrices, de corrupção dos deputados e dos cidadãos.
LEVANTEM MEUS CAROS DEPUTADOS e sem compromisso com "os inimigos da República!" Eleitos na Assembleia Nacional Popular, continuem a agir como intérpretes fiéis da vontade do povo e da Soberania Nacional!
Levantem meus caros camaradas do PAIGC!

O nosso partido acaba de conhecer a sua primeira e verdadeira mudança política desde Amílcar Cabral. Isto é o que os especialistas em gestão chamam de "ruptura ou luto", que é um pré-requisito ou renovação das pessoas, das ideias e uma nova organização regida pela estrita aplicação das leis, nada além de leis e todas as leis em vigor. Sim, os problemas recorrentes, as traições, as lutas partidárias permitiu que o PAIGC de se amadurecer e de alcançar corajosamente a sua própria renovação e uma reestruturação que ele precisa para se tornar num partido do povo e não de um partido das ambições pessoais.

Na sua declaração, o Presidente do PAIGC lançou um apelo a todas as estruturas internas do partido e todos os órgãos de soberania de respeitar "a situação de substituição da verdade política" sem criar mais perturbações no decurso da política nacional. Meus caros Camaradas, nós devemos ser os artesões da Paz, do diálogo, da justiça e de Unidade, tanto no interior do nosso país assim como na diáspora.
Levantem meus caros camaradas do PAIGC e sem compromisso com "os inimigos da República"!

"É preciso ousar lutar e ousar vencer." DSP

Caro camarada Presidente do PAIGC! A luta continua!
Nós entendemos a determinação política, intelectual, humana que lhe anima a preço da sua vida: fazer da Guiné-Bissau um país desenvolvido, rica pelo espírito de empreendedorismo dos seus filhos; um país da democracia, de justiça, de liberdade e de paz! Compreendemo-lo camarada presidente do PAIGC! Com efeito, o povo da Guiné-Bissau deve tornar pacífico, inteligente, educado, trabalhador, patriótico com um conhecimento perfeito do Direito e dos Regulamentos Jurídicos Nacionais e Internacionais. A esse preço é que poderemos:
· Restaurar sonhos desfeitos para aprender a sonhar novamente juntos para um futuro melhor para o nosso país!
· Reconstruir a estabilidade política e económica, sem o qual nenhum desenvolvimento é possível!
· Restabelecer a justiça nas nossas instituições violadas pela anarquia e as ambições excessivas dos "inimigos da República"!
· Incentivar a liberdade do empreendedorismo, único gerador de riqueza e do emprego!
·  Mobilizar as forças vivas da nação na reconstrução económica do nosso país!
Eleitos na Assembleia Nacional Popular, membros da sociedade civil, cidadãos da Guiné-Bissau, partidos políticos, caros compatriotas, continuem a agir como fiéis intérpretes da democracia e da soberania nacional!
Viva a República! viva democracia ao vivo!

Por: José Ferreira Caetano Baticã (Flávio) 
OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

1 comentário:

  1. Uma falicidade total e nao merece comentàrio, mas sim uma vergonha de diaspora franceses.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público