quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

José Mário Vaz propõe acordo político para resolver crise

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apresentou hoje às partes desavindas na crise política no país uma proposta de acordo que visa acabar com o impasse no parlamento e promover a governabilidade

Segundo a fonte, José Mário Vaz enviou uma proposta que denominou de "acordo político de incidência parlamentar para a estabilidade governativa" e da qual aguarda um pronunciamento das partes até segunda-feira.

A proposta, com 10 pontos, insta as partes a retornarem ao "status quo ante", mas não especifica a que período se refere.

Fontes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no Governo, e do Movimento da Sociedade Civil (plataforma que reagrupa mais de 100 organizações) indicaram à Lusa que vão tentar junto da presidência da República "um esclarecimento sobre ao termo `status quo ante`", antes de assumirem qualquer posicionamento.

Na proposta de José Mário Vaz pode ler-se que a Assembleia Nacional Popular, que seria a fiel depositária do acordo, votaria uma nova deliberação na qual daria por nula e sem efeito a decisão de expulsar os 15 deputados do PAIGC, acusados de indisciplina partidária.

Os deputados expulsos recusaram-se a abandonar os cargos, agudizando a crise política.

O primeiro-ministro é encorajado na proposta a encetar diligências, logo apos a sua assinatura, no sentido de, junto dos partidos, criar condições para a aprovação do programa de Governo, Orçamento Geral do Estado e outros instrumentos.

Também apela às partes a assumirem um compromisso de legislatura, na base de consensos entre e intra-partidários, e removerem os obstáculos políticos que impedem o entendimento alargado.

Ao mesmo tempo, exorta-se o Governo a dinamizar as grandes reformas em curso no país, nomeadamente na administração pública e no setor de defesa e segurança.

A proposta do chefe de Estado apela ainda à classe política sobre a necessidade de ser dada uma maior dinâmica aos trabalhos da comissão eventual da revisão constitucional, bem como a preparar as bases para a realização das primeiras eleições autárquicas no país, ainda no decurso da presente legislatura.
Rispito.com/Lusa, 25-02-2016

1 comentário:

  1. A. Keita
    Eu li o texto todo da dita proposta. “Acordo Político de Incidência Parlamentar para a Estabilidade Governativa”. “Retorno ao Status Quo”…, COSMÉTICA!, BRINCADEIRA!

    O caminho para a via de uma solução de saída imediata e duradoura existe e é conhecido. Justiça na sua mais alta instância, o Supremo Tribunal de Justiça. Assim teremos uma vez por todas a clareza jurídica e jurisprudência neste assunto. Ponto final. O resto é cosmética.

    Obrigado.
    Amizade.
    A. Keita

    PS.: Sobre um outro aspeto central deste problema: pela honestidade intelectual, esta crise é antes de tudo, da responsabilidade do próprio S. Exa. Sr. Presidente da República, Dr. José Mário Vaz (JOMAV). Só quem não quer ver e não quer saber, não vê e não sabe isto.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público