quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

15 deputados expulsos pretendem retomar os lugares na ANP


O Grupo de 15 deputados do PAIGC expulsos do partido pretendem retomar os seus lugares na próxima sessão parlamentar agendada para segunda-feira, dia 15 deste mês no parlamento guineense.

Em comunicados à imprensa esta 5ª feira, os 15 deputados pediram à mesa da ANP para que esta lhe permita voltar a ocupar os seus respetivos “lugares substituídos de forma ilegal”. "Apelamos à mesa da ANP no sentido de cumprir à letra a decisão judicial como forma de dignificar a justiça e o princípio constitucional da separação de poderes". 

Adiantando que se a mesa do Parlamento guineense não permitir que eles se retomem os seus lugares, estará a praticar crime contra a realização da justiça na modalidade de obstrução à atividade jurisdicional.

Os contestatários reconhecem a existência de processos diferentes no tribunal mas, segundo dizem, cumpriram com a primeira. Por isso, o Parlamento deve agora acatar a última decisão do Tribunal Regional de Bissau, que lhe deu a razão. 

Recordamos que, o Tribunal Regional de Bissau que deu razão à Comissão Permanente da ANP, para que os 15 deputados expulsos acatasses com a perda dos seus mandatos, também é o mesmo tribunal é que deu mais um passo diferente, dando sem efeito a decisão anterior, passando agora atribuir razão aos 15 deputados expulsos do PAIGC para retomarem os seus lugares na ANP.
Rispito.com/Lai Baldé-correspondente, 11-02-2016


1 comentário:

  1. A. Keita
    Duas decisões da mesma instância sobre a mesma matéria, mas dois processos diferentes? O que é isto? Cheira mal! Os sentenciados deviam é recorrer à instância superior, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Assim acabava-se com todos os possíveis mal-entenderes. É o caminho mais seguro para se obter uma decisão definitiva neste assunto. E enquanto mais cedo, melhor para todos.

    Boa sorte para todos nós.
    Obrigado e amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público