segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Para PRS so um pacto de regime poderá devolver estabilidade na Guiné-Bissau

O partido da Renovação disse que a  a única saída  para a crise política que assola o país é um Pacto de regime.

Esta ideia foi tornada publica esta segunda-feira pelo secretário-geral do PRS, Florentino Pereira,  numa conferencia de imprensa, com a presença dos 15 deputados do PAIGC , que são os grandes aliados políticos de momento.

A conferencia de imprensa realizada numa unidade hoteleira de Bissau, serviu para PRS repisar outra vez de que a substituição dos 15 da bancada parlamentar do PAIGC é ilegal.
O encontro com a imprensa foi ainda assistido por representantes de vários partidos extraparlamentares e mais uma ocasião oportuna para o secretário-geral do PRS tecer duras criticas à actuação do PAIGC e a mesa do parlamento liderado por Cipriano Cassama.

Para o PRS, a sessão parlamentar do passado dia 28 de Janeiro, onde o programa de Governo foi aprovado, é inexistente do ponto de vista da legalidade,por isso mesmo pedem ao Presidente José Mário Vaz para actuar em conformidade das suas prerrogativas constitucionais de demitir o Governo por não ter apresentado o seu programa de acção no tempo previsto por lei.

Florentino termina sublinhando que é penas um Pacto de Regime, fundado num amplo processo de reconciliação nacional, poderá devolver a estabilidade na Guiné-Bissau.
Rispito.com, 01-02-2016

1 comentário:

  1. A. Keita

    Mas sinceramente, o que se passa com este Partido PRS? Não sei! Ou Não sabe o que quer ou não sabe o que faz.

    ASSINOU NO DIA 25 DE AGOSTO DE 2015 UMA CARTA CONJUNTA (acordo parlamentar?) juntamente com o PAIGC, PCD e UM (cif., http://ditaduradoconsenso.blogspot.ch/2015/-08/exclusivo-dc-o-prs-e-o-presidente.html), dirigida a S. Exa. Sr. Presidente da República, Dr. José Mário Vaz (JOMAV), sustendo que havia uma maioria na ANP que apoiava o PAIGC, em como o Partido vencedor das últimas eleições com uma maioria absoluta, que a S. Exa. Sr. Presidente da República fizesse favor de respeitar este estado das coisas.

    Logo depois, duas semanas mais tarde, no DIA 07 DE SETEMBRO DE 2015 ASSINA UM OUTRO ACORDO, O FAMOSO “PACTO DE ESTABILIDADE” com o Sr. Dr. Baciro Djá para criar o Governo de Iniciativa Presidencial inconstitucional (http://www.sapo.pt/noticias/novo-pm-guineense-assina-pacto-de_55edb42a6924dbe12c0ff04c). Disse então que era para “viabilizar a governação” do país.

    Há dias, no dia 28 de Janeiro findo, o PRS aparece no “grupo dos 2 + 18 Partidos” pedindo a S. Exa. Sr. Presidente da República o favor de derrubar o atual 2º Governo do PAIGC da IX legislatura em exercício (http://www.odemocra-tagb.com/grupo-de-partidos-da-oposicao-defende-demissao-imediata-do-governo-de-carlos-correia/).

    Tudo isto, sem falar das acrobacias do seu Presidente da ocupação da mesa da Presidência da ANP e tudo mais. Ato reprovado pela S. Exa. Sr. Presidente da República, ele mesmo, pelo seu gesto de ter convidado e recebido Sr. António Inácio Correia (Tchim) na qualidade do 1º Vice-Presidente da mesa da ANP, na ausência do Presidente daquele órgão Sr. Eng° Cipriano Cassamá, na sua última ronda de consultas (http://angnoticias.blogspot.ch/search?-updated-max=2016-01-28T04:08:00-08:00&max-results=5&start=15&by-date=false); e não o Sr. Alberto Nambeia, o auto-proclamado Presidente da ANP no dia 18 de Janeiro findo.

    Após todos estes atos?! Agora o PRS vem propor o “PACTO DE REGIME”. Com quem? Mesmo se estivesse falar a sério, como é que se pode acreditar num Partido agindo ora assim, ora assim, num relativamente curto espaço de tempo (5 meses) à volta de um mesmo assunto. UM, PCD e o PND dos Partidos com assento parlamentar, sim! Estes são credíveis. Foram coerentes nas suas posições durante todo o evoluir da presente crise até aqui. Mesmo se uns e outros encontrando-se nos campos diferentes e adversos. Mas assumiram as suas posições com coerência e determinação.

    Mas agora, e repito, o PRS? Vai é assim: “antes de ontem” assinou um papel (carta conjunta?; acordo?; pacto?) com o PAIGC, “ontem” com o Baciro Djá defendendo a posição contrária a 180º, “hoje” vem propor a assinatura de um outro papel com o PAIGC, tendo pedido pouco antes o derrube do Governo deste mesmo Partido… Que coisa de “estratégia” de estabelecimento de um bom ambiente de diálogo e de negociações de assuntos sérios? Brincadeira.

    Ou os dirigentes deste Partido não sabem o que querem ou não sabem o que devem fazer. Em todo o caso, o resultado é a demonstração de uma INCOERÊNCIA E DESCRÉDITO TOTAL numa situação na qual podiam sair com muita mais-valia política. Como os “salvadores” da nação pela posição do “fiel de balança” que a sorte da situação veio servir-lhes no prato branco. Pena!

    Obrigado.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público