terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PR continua sem saída para acalmar as partes e de resolver a crise instalada

Terminou esta noite, terça- feira, sem consenso, segundo dia consecutivo, o encontro entre Presidente da Republica José Mário Vaz, representantes do PAIGC, PRS, Presidente da ANP, 15 deputados do PAIGC expulsos do partido, CEDEAO, União Africana (UA), CPLP e alguns representantes das instituições parceiras da Guiné-Bissau.
À saída, em declarações à imprensa, as partes não cederam posições, pois ninguém está disposto a recuar.
Cada uma das partes interpreta às leis da sua conveniência. 
O primeiro vice-presidente da ANP, Inácio Correia, acusa o PR de tentativa de ajustar os polos ao seu benefício, defendendo que o problema da crise deve ser resolvido no partido e não no palácio da república. Este parlamentar deixou bem patente de que a decisão da Comissão Permanente é irreversível. 
DSP líder do PAIGC, indicou que a reunião ficou inconclusiva, porque o Presidente da República, iniciou os trabalhos com a partilha dos pareceres encomendados. Por isso pede o cumprimento escrupuloso das leis como forma a ultrapassar a crise.
Em representação dos 15 deputados expulsos, Soares Sambú, reafirmou o engajamento do grupo na procura da solução plausível sobre o impasse. 
No outro lado, o PRS ainda não desarma. Florentino Mendes Pereia, Secretário-geral desta formação politica, com os pés juntos continua a defender a nulidade da sessão parlamentar que aprovou por unanimidade o programa do Governo de Carlos Correia e a deliberação da Comissão Permanente da ANP, que ditou a expulsão de 15 deputados do PAIGC. 
Nesta situação de impasse política, tudo indica que as partes voltam a reunir-se, sexta-feira, dia 05, com o mesmo assunto em cima da mesa.   
Perante, a turbulência política que se vive no país, o Presidente da República continua ainda reticente.
Rispito.com/Lai Baldé-correspondente, 02-02-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público