quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

República da Guiné-Bissau
Assembleia Nacional Popular


DESPACHO DE ADIAMENTO DA SESSÂO

A Assembleia Nacional Popular com a Deliberação valida e eficaz da Comissão Permanente que declara perda de mandato de 15 Deputados, confortada e possibilitada a sua execução pelo Despacho da Providência Cautelar n9 20/2016, do Tribunal Regional de Bissau, executou efectivamente a referida deliberação, tendo permitido 0 juramento dos 6 Deputados que ainda não a tinham prestado e investido assim no mandato os 15 Deputados substitutos.

Com este acto de execução, foi possível a realização regimental e regular da sessão da plenária, cujo resultado se traduziu na aprovação do Programa do ll Governo Constitucional da IX Legislatura, para além de permitir a produção de efeitos administrativos e financeiros relativamente aos novos titulares e a retoma do normal funcionamento da Assembleia Nacional Popular. 

Com isso, demonstra-se integralmente- cumprido o Deliberação n9 01/2016 da Comissão Permanente da ANP de 15 de Janeiro.
Contudo, a posteriori, a Assembleia Nacional Popular foi confrontado com um novo despacho do Tribunal Regional de Bissau, sob n.9 48/2016, exarado a 08/02, por um outro magistrado, que decide pela suspensão da eficácia da Deliberação n.9 1/2016 da Comissão Permanente da ANP.

Perante isso, sendo a Assembleia Nacional Popular uma instituição pilar do Estado de Direito Democrático instaurado na Guiné-Bissau e respeitador das sagradas normas constitucionais, como sejam, o princípio de separação de poderes e da dignidade das instituições da Republica, sente-se na obrigação de aguardar o esclarecimento judicial da situação, uma vez que, como já se referiu, interpôs competente recurso sobre o segundo despacho do Tribunal Regional de Bissau.

Tendo em conta ainda que, embora 0 novo despacho não impede os novos Deputados empossados de tomarem parte nos trabalhos da ANP por não se ter pronunciado sobre 0 assunto, 0 1.9 Vice - Presidente da ANP na veste de Presidente em exercício da instituição, autorizado pelas demais estruturas intervenientes no processo da convocação das sessões ordinárias da ANP, nomeadamente a Conferência dos Lideres e a Comissão Permanente, decide, nos termos do art.º. 24°, n° 1, al.b) do Regimento, adiar a sessão marcada para ter inicio no dia 25 de Fevereiro para uma nova data a ser indicada oportunamente. A ANP, contrariamente as interpretações publicas de que o adiamento anterior se enquadra numa manobra dilatória desta instituição para não dar execução ao segundo despacho do Tribunal Regional de Bissau, quer informar e esclarecer aos Digníssimos Deputados da Nação e ao povo guineense, em geral, de que esta subjacente as suas tomadas de decisões apenas a preservação da magnitude e dignidade de instituições da Republica que não se podem sujeitar a actos pouco dignos da razão de ser da sua criação, posto que, além dos motivos que fundamentaram o anterior adiamento acresce o cumprimento estrito das suas obrigações regimentais previstas nos termos do art.º. 24°, n° 1, al. e) que determina a manutenção da ordem e da disciplina, bem como garantir as condições de segurança para o normal funcionamento das sessões e paralelamente o de assegurar as condições administrativas e financeiras indispensáveis ao seu funcionamento.
Bissau, 24 de Fevereiro de 2016

O Primeiro Vice-Presidente da ANP
Antonio Inácio Gomes Correia


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público