terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tiroteio entre assaltantes e Policia da Intervenção Rápida em Bissau 

Celso de Carvalho
Os tiroteios entre um grupo de assaltantes a mão armada e os agentes da Policia da Intervenção Rápida (PIR) registados na noite do domingo no Bairro Militar resultou-se numa vítima mortal. 
Trata-se do Gedeão Desidério Sambú de 22 anos, alvejado com um tiro, após o grupo que pertencia ter disparado três tiros com a força polícia e, em legítima defesa os policiais responderam com a mesma moeda atingindo o jovem.
Após ter baleado com uma bala, o assaltante fugiu em direção da bolanha local, caiu numa lagoa, gritaria socorro porque a dor que padecia era mesmo para o matar. Minutos depois apareceram alguns policiais que o retirou no local para uma rápida assistência no hospital Nacional Simão Mendes, mas foi atingido em cheio que não resistiu ao ferimento acabou de falecer.
Outros elementos do grupo ainda se encontram a monte.
Esta segunda-feira, o Comissario Nacional Adjunto da Policia da Ordem Publica disse à imprensa que registaram-se dois assaltos em simultâneo. Um no Bairro Militar onde o jovem foi alvejado a tiro mortalmente e outro na Penha-Bor.
Celso de Carvalho qualificou de grave a onda de assaltos a mãos armadas que se regista sobretudo após eclodir da crise política no país. Apela por isso, a colaboração dos citadinos de Bissau, por forma a estancar a criminalidade na capital.  
Recordamos que no último dia do carnaval em Bissau, um grupo de cinco homens armados até aos dentes, assaltou um dos armazéns em caracol. Para facilitar a sua fuga apropriou-se de um táxi cujo condutor foi afastado da viatura, os malfeitores tentavam mesmo fugir pela via do bairro do Belém foram impossibilitados para continuar a viagem por causa duma valeta.
Para não serem capturados o grupo resolveu abandonar a viatura debaixo duma mangueira e desapareceu de vez em pleno luz do dia, levando consigo um cofre contendo cerca de 20 milhões de francos cfa.
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 15-02-2016

3 comentários:

  1. O governo tem que omentar mas vigilancias no Bairos para tentar evitar esses tipos de acontecimientos muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Por favor, como se os gravissimos erros gramaticais nao fossem suficientes, a maioria dos nossos jornais utilizam termos que em nada abonam a um bom jornalismo. Mesmo que se trate de um acto criminoso, o termo "Larapio" parece inapropriado, nao so por ter em consideracao o respeito pelo falecido, sua familia, mas sobretudo por nao ser tarefa do jornalista julgar ou condenar. Pelo que da proxima proporia a utilizacao de termo mais apropriado, como por exemplo "assaltante". Mas como, lamentavelmente, no nosso pais os mortos ja ha muito que "deixaram" de serem respeitados, talvez a expressao passe despercebida, por muitos.

    ResponderEliminar
  3. Regresso a este espaco, apos a minha modesta contribuicao do dia 16 deste mes (Fevereiro, 2016), para regozijar-me com a modesta decisao de Rispito.com por rever o seu artigo "Tiroteio entre assaltantes e Policia da Intervenção Rápida em Bissau". Isto e mais uma prova de que toda a critica quando e positiva, quer dizer, nao destrutiva, mas sim, construtiva, tem mais possibilidade de surtir efeito positivo. Viva rispito.com . Continuem a trabalhar primando pela qualidade.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público