quarta-feira, 25 de maio de 2016

25 de Maio, dia da África

25 de Maio reconhecido mundialmente como dia da África, comemorou-se esta quarta-feira em todo o continente africano esse especial dia.

No país, a celebração da data foi marcada com uma palestra da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) na sede do PAIGC, sob o tema: “As Mulheres Africanas e Juventude na Linha de Frente Pan-africanismo Revolução é a Única Solução”.

Os alunos de diferentes escolas de Bissau em parceria com um grupo de Pan-africanistas efetuaram esta tarde de quarta-feira em Bissau, uma marcha pacífica que teve início na Chapa de Bissau percorreu a faixa direita do troço Combatentes da Liberdade da Pátria, culminou na Praça de Baiana com um mega comício de afirmação dos valores democráticos e a luta contra os líderes políticos tiranos na África e na Guiné-Bissau em particular.  

Ainda nesse mesmo dia, as forças Armadas do país também não se fizeram de silenciosos, ou seja, manifestaram a data mediante marcha pacifica.
Reafirmaram a manutenção de neutralidade em questões politicas e garantias de sempre cumprirem o papel de Forças Armadas republicanas obedientes do poder civil democraticamente eleito.

Recordamos que, o dia da libertação Africana também conhecido como o dia da Africa, foi instituído a 25 de Maio de 1963 pela então Organização da Unidade Africana (OUA) permutado a 09 de Julho de 2002, agora com o nome da União Africana (UA).

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público