quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estação das chuvas deverá arrancar mais seca que a média anual na Guiné-Bissau

Image result for chuva na guine bissauA estação das chuvas que começa este mês na Guiné-Bissau deverá ter um arranque mais seco que a média anual, de acordo com as previsões hoje divulgadas pelo centro regional de meteorologia Agrhymet, que cobre o Sahel e África Ocidental.

"Entre Junho e Agosto, um ligeiro défice de precipitação média é muito provável na parte costeira do Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau", refere a previsão.

Depois de Agosto, a chuva deverá voltar a cair dentro dos valores habituais até ao fim da época, em Novembro.

De acordo com a previsão, não é esperado grande impacto na agricultura, nem na disponibilidade de água, que deverá continuar a existir em quantidade suficiente para "satisfazer as diferentes necessidades".

No entanto, a população está a ser aconselhada a "não ter pressa para plantar" se as chuvas se atrasarem, "para evitar perdas de sementes, fertilizantes, trabalho e capital".

É também aconselhável prever a necessidade de irrigação extra e recurso a técnicas que poupem água.
Rispito.com/Lusa, 24-05-16

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público