História confusa em Bissau ou colisão entre STJ e Tribunal de Relação
O Tribunal da Relação de Bissau confirma a Assembleia Nacional Popular (ANP) a perda dos mandatos dos 15 deputados do PAIGC expulsos do partido.
Em conferência de imprensa 2ª-feira 10 de maio em Bissau, o Coletivo dos Advogados da ANP, em nota de imprensa afirma que “a declaração de incompetência absolta do Tribunal Regional de Bissau em razão da matéria e da hierarquia torna nula a decisão do Tribunal Regional de Bissau, que suspendeu a eficácia da deliberação da Comissão Permanente da ANP”.
O Tribunal da Relação de Bissau indica que o Acórdão nº 03/20016 perde a sua eficácia, porquanto ancorado na decisão do Tribunal Regional de Bissau, cuja incompetência vem agora declarada. Adiantando que o Supremo Tribunal de Justiça confessa assistir razão a ANP, mas alega interpretação restritiva do conceito de norma constitucionalmente consagrada para não apreciar o pedido. Mas treze dias depois, interpreta o mesmo artigo da Constituição, dizendo que o conceito de norma nele consagrado deve ser entendido de forma mais ampla, para poder apreciar o pedido dos 15 deputados.
Com esta decisão, o futuro dos quinze deputados fica mais comprometido no partido e na ANP.
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 10-05-2016
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público