sábado, 10 de setembro de 2016

Guiné-Bissau a poucas horas de ter mais um novo governo

A delegação da CEDEAO que está em Bissau representado apenas pelos presidentes da Guinée Conakry e da Serra-Leoa terminaram uma série de encontros com as autoridades políticas guineenses.
O grupo dos quinze deputados dissidentes do PAIGC está satisfeito com a proposta da CEDEAO para a formação de um novo Governo de Consenso e garante que vai assinar o acordo.
Porque segundo Rui Diã de Sousa, porta-voz do grupo dos quinze,"A proposta de acordo é do interesse nacional e não das partes desavindas. "Estamos satisfeitos com a solidariedade da CEDEAO e aprovamos todos os pontos da sua proposta". 
Quanto a PAIGC que também concorda com a formação de um governo Inclusivo mas em condições de serem eles a liderar na qualidade do partido vencedor das eleições legislativas com maioria absoluta, disse o seu presidente Domingos Simões Pereira.
"Concordamos com o princípio de Incluso, tal como fizemos no nosso primeiro Constitucional. O PAIGC foi escolhido pelo povo guineense para governar o país e ninguém pode retirar-lhe esse direito conquistado nas urnas", afirma.
O partido da Renovação Social diz que vai assinar o acordo da CEDEAO para a formação de um novo Governo Inclusivo.

Florentino Mendes Pereira, secretário nacional, defende um diálogo profundo entre as partes desavindas para viabilizar o país.
O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, acredita que o acordo para a formação de um novo Governo será assinado ainda hoje, no palácio da republica.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá manifestou-se disponível para participar na solução que garanta a paz e estabilidade no país.
"Qualquer solução é viável desde já que que vá ao encontro dos interesses da nação", referiu à saída da reunião com a delegação da CEDEAO que se encontra no país

Dessa forma, espera-se que o próximo passo seja assinatura do acordo a ter lugar no palácio da republica.
O que significará quase certa a queda de mais um governo e a Guiné-Bissau terá um novo Governo nos próximos dias.
Rispito.com, 10/09/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público