sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Á caminho do terceiro ano na presidência - à caminho vem o quinto governo da legislatura

Estabilidade, primeiro factor que o povo guineense tanto precisa e espera, cujo a sua garantia cabe ao primeiro magistrado da nação. Mas... infelizmente, ainda não está a ser possível sua garantia pela parte do Sr Presidente da republica.

Feliz e desejosos ficaram os guineenses perante a promessa da sua excelência Sr PR, José Mário Vaz, de querer ser o melhor chefe de Estado dos antecessores. Mas... vê-se que essa pretensão está sendo cada dia mais difícil  e a fugida do tempo não para.

Á caminho do terceiro ano na presidência... à caminho vem o preparativo do quinto discurso para empossar o quinto governo da legislatura.

Tanta rotatividade, ou posse e queda constante de governos, prejudica gravemente à um Presidente da Republica que pretende ter um bom mandato ou então fim de exercício das funções com elogio.

Alpha Condé        Ellen Johnson         Macky Sall
Três chefes de Estados membros da CEDEAO, nomeadamente:   Alpha Condé (Guiné-Conacri), Ellen Johnson Sirleaf (Libéria) e Macky Sall (Senegal), chegam a Bissau no sábado, dia 10 de Setembro, para assistir a assinatura do acordo político entre as partes desavindas com vista a formação de um novo Governo Inclusivo.

Significando isso que, o quarto governo empossado pelo Sr PR, José Mário Vaz, outra vez, já está sem pernas para andar e a sua queda é praticamente consumada. Sabe-se que, os dois principais partidos no Parlamento ainda não reagiram à proposta entregue as autoridades guineenses. Apenas o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá deu a sua anuência aos seis pontos propostos.

O Governo liderado por Baciro Djá considera que a CEDEAO devia resolver o problema no Parlamento, obrigando o à Mesa da assembleia a cumprir a decisão judicial e convocar a sessão extraordinária para apresentação do programa de Governo. Aristides Ocante da Silva, porta-voz do executivo, acusa o PAIGC de querer derrubar o atual Governo.
Assim vai o momento político e a nossa longa crise.
Rispito.com, 09/09/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público