terça-feira, 18 de outubro de 2016

PRS nega acordo sobre Augusto Olivais ao cargo do Primeiro-Ministro

A cada dia que a esperança aparenta renascer com vista ao fim da crise, ou pelo menos seu abrandamento, reacende o desentendimento de outra forma inédita e nova.
Após o encontro na vizinha republica e o acordo que saiu em Conacri, PAIGC avançou com a escolha e aceitação do nome de Augusto Olivais para o cargo do Primeiro-Ministro de acordo com um dos nomes propostos pelo José Mário Vaz
Um dia depois, PRS, a segunda força politica no parlamento, diz que Augusto Olivais NÃO foi nome de Consenso em Conacri. Partido da Renovação Social garante que durante o encontro de Conacri em nenhum momento terá sido confrontado com o nome de Augusto Olivais como o nome escolhido pelas partes, e muito menos de que terá reunido o consenso entre as partes para ser nomeado primeiro-ministro,
Uma noticia conhecido hoje, 18 de Outubro através um comunicado divulgado em Bissau, No documento, o PRS esclarece que em “nenhum momento” concordou com as demais forças vivas da Guiné-Bissau, durante a mediação promovida pelo Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, para a escolha de Augusto Olivais ao cargo do primeiro-ministro
Para o PRS “é no mínimo estranha” a forma como o PAIGC tem vindo a veicular o nome de Augusto Olivais, uma vez que o mesmo partido terá apresentado vários nomes para liderar o Governo, sem que os mesmos tenham merecido o consenso, diz ainda o comunicado.
No entender dos “renovadores” o acordo de Conacri têm sido “objeto de deturpações e interpretações abusivas” pelo que o partido teve a necessidade de prestar um esclarecimento público por ser parte do mesmo.
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apresentou ao mediador da CEDEAO, três nomes (Umaro Cissoko Embalo, João Aladje Fadiá e Augusto Olivais) para do grupo ser escolhida a figura para liderar o novo Governo.
José Mário Vaz disse, na segunda-feira, que brevemente irá anunciar o nome do primeiro-ministro e garantiu que será uma figura da sua confiança.
Rispito.com/Lusa, 18-10-2016

5 comentários:

  1. Sempre o mesmo. Não ganham eleiçao nenhuma e não deixam os que ganharem governar. Forte PRS.

    ResponderEliminar
  2. Governar não é só ganhar eleições.
    E preciso saber governar ou seja sustentar a maioria conseguida nas urnas. Por favor não transformem o PRS em bode expiatório.

    ResponderEliminar
  3. Todos os Guinenses devem recordar a mensagem dita pelo Secretário Nacional do PAIGC quando a chegada ao aeroporto Osvaldo Vieira nem identificou o nome do futuro PM,segundo a ele cabe o PR a escolher nos três nomes que são Umarro Sisseko , João Aledje Fadia e Augusto Olivais , mas o pior homem na história da Democracia na Guine Bissau que se chama Domingos S.Pereira vem a dizer tudo ao contrário com a desinformação ou má interpretação tudo (a cotrobido), falta de coordenação com o seu Secretário Nacional. Onde que está direção do PAIGC quer levar a Guine Bissau ou os Guinenses. Em tudo quero alertar os Guinenses que oiçam bem dete o primeiro momento até (quem sente ofendido vai; não vai sentar a mesma mesa com 15 Deputados; a expulsões é irreversível;tem que ser o PAIGC a indicar o nome do PM e por último Augusto olivais o nomo de consenso em Konacri )

    ResponderEliminar
  4. Paulino vá a escola por favor e trata primeiro de aprender o portugues antes de falar ou escrever... Ignorantes da merda, parem por amor de deus perdem com a merda de desinformação... Ganhem primeiro as eleições si querem governar patetas do diabo!

    ResponderEliminar
  5. Kem e lusitano entre vos?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público